No Sem Rodeios desta segunda-feira (20) nossos comentaristas vão analisar as atitudes do novo ministro, Paulo Pimenta (PT). Ele que comandará o Ministério da Reconstrução do Rio Grande do Sul, tem utilizado o espaço concedido ele para acusar a direita brasileira de se utilizar da tragédia para divulgar "fake news". Pimenta nega, ainda, que ele esteja politizando o caso.
Também falaremos acerca das opiniões da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, a respeito das "fake news". Isso porque, os inquéritos comandados pelo colega de Suprema Corte, Alexandre de Moraes, deram uma guinada na opinião da ministra sobre o tema. Inclusive, ela estará nos próximos meses, no centro das atenções do governo e da oposição, por ter sido sorteada para relatar uma investigação, encomendada pelo Palácio do Planalto, para combater supostas “fake news” sobre a atuação dos órgãos federais na ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Na esteira das críticas, vamos ver que o presidente Lula (PT) criticou a imprensa mundial neste domingo (19) ao defender que o jornalista Julian Assange deveria estar em liberdade por vazar documentos secretos dos Estados Unidos referentes às guerras do Iraque e do Afeganistão.
Assange terá o último recurso contra a extradição da Inglaterra para os Estados Unidos julgado nesta segunda (20), o que Lula é declaradamente contra. Em maio do ano passado, ele classificou a prisão do ativista como uma "vergonha".
É a partir das 14 horas, ao vivo.
Participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marco e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
Quer ficar por dentro de tudo o que será comentado? Acesse a Gazeta do Povo:
Pimenta acusa direita brasileira de se aproveitar da tragédia no RS
Inquéritos de Moraes reposicionam Cármen Lúcia sobre liberdade de expressão
Lula critica imprensa e defende Julian Assange
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS