O programa Sem Rodeios desta terça-feira (23) vai contar com a participação do colunista da Gazeta do Povo, Rodrigo Constantino. Ele vai trazer a repercussão da desistência do presidente americano Joe Biden à reeleição, a pressão popular que faz a esquerda dos EUA enfraquecida, além dos impactos que as eleições terão no Brasil.
Também vamos abordar a atuação dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco para impedir que as pautas da direita caminhem no Congresso Nacional.
Ainda, tudo sobre a condenação do homem acusado de hostilizar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, no aeroporto em Brasília.
Esquerda dos EUA
Esta é a primeira vez em mais de 50 anos que um presidente em primeiro mandato abre mão da candidatura à reeleição; a última vez que isso ocorrera foi em 1968, quando o também democrata Lyndon Johnson abandonou as primárias ainda no início, em março daquele ano.
O fato escancara uma esquerda enfraquecida nos EUA, sem apoio popular, bem como o que acontece no Brasil.
O colunista Rodrigo Constantino traz um resumo da corrida presidencial americana de 2024, em especial, após a saída do democrata Joe Biden da disputa. O atual mandatário abre caminho para a possível candidatura da vice, Kamala Harris. A análise de Constantino, vai além, e também contempla como o resultado deve impactar de forma imediata o Brasil.
Lira e Pacheco fortalecem esquerda
Os pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) são apenas algumas das pautas que acabaram sendo engavetadas pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao longo desta legislatura. Outros projetos da oposição também tiveram destino similar.
Para a oposição, porém, o que mais incomoda é o engavetamento dos pedidos de impeachment dos ministros do STF, que Pacheco já demonstrou que não dará seguimento – ele tem a prerrogativa de arquivar ou dar encaminhamento a esses pedidos.
Parlamentares da direita questionam a atuação dos magistrados, especialmente nos inquéritos conduzidos por Alexandre de Moraes sobre fake news e milícias digitais e os julgamentos de centenas de réus dos atos de 8 de janeiro.
Empresário condenado por hostilizar ministro
A 6ª Vara Criminal de Brasília condenou nesta segunda-feira (22) o empresário Luiz Carlos Basseto Júnior por injúria contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin. O episódio ocorreu em 11 de janeiro de 2023 no Aeroporto de Brasília.
A defesa de Zanin pediu a condenação do empresário em R$ 150 mil por danos morais. No entanto, a magistrada acatou o pedido parcialmente, determinando a indenização em R$ 10 mil.
O fato retoma uma impressão de que a esquerda no Brasil só não enfraquece, ainda mais, pela atuação do Supremo Tribunal Federal.
Assista diariamente o programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, Marco Antônio Costa, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marco e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui:
Rodrigo Constantino - Vexame democrata
Lira e Pacheco contra a direita
Justiça condena empresário que hostilizou ministro Zanin
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião