• Carregando...

Quando a vida imita a arte: Moraes e Pacheco recebem os prêmios “Sancho Pança” e “Dom Quixote”. O programa Sem Rodeios desta quarta-feira (16) analisa a homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Eles receberão o troféu Dom Quixote e o prêmio Sancho Pança, respectivamente, da revista Justiça e Cidadania, que fazem alusão à busca pela Justiça e a fidelidade.

Falaremos ainda que Alexandre de Moraes pediu, nesta terça-feira (15), a extradição de 63 brasileiros investigados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 que estão foragidos na Argentina. Além disso, tudo sobre o deputado federal Marcel van Hatten, que virou alvo do STF e foi intimado pela Polícia Federal a prestar depoimento.

É a partir das 14 horas, ao vivo.

A vida imita a arte

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), serão homenageados na próxima semana com duas condecorações que fazem alusão à busca pela Justiça e a fidelidade. Eles receberão o troféu Dom Quixote e o prêmio Sancho Pança, respectivamente, da revista Justiça e Cidadania.

Os prêmios, diz a publicação, são entregues a brasileiros que atuam na “defesa da ética, da Justiça e dos direitos à cidadania” desde 1999. Além de Moraes e Pacheco, também serão homenageados o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); o ministro Cristiano Zanin, do STF; o advogado-geral da União, Jorge Messias, entre outros políticos, integrantes dos tribunais superiores e outros órgãos – 19 pessoas ao todo.

Pacheco será agraciado com o prêmio Dom Quixote, que é concedido a personalidades que se destacam na promoção de valores como Justiça com postura mais pragmática. Já Moraes, que recebeu o prêmio Dom Quixote em 2021, será homenageado com o troféu Sancho Pança, uma distinção oferecida àqueles que, após já terem sido premiados, demonstraram fidelidade aos ideais que lhes valeram o reconhecimento inicial.

Moraes pede extradição de investigados do 8/1 foragidos na Argentina

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pediu, nesta terça-feira (15), a extradição de 63 brasileiros investigados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 que estão foragidos na Argentina.

Moraes atendeu a um pedido da Polícia Federal e notificou o Ministério da Justiça. O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), vinculado à pasta, avaliará se a solicitação atende aos requisitos previstos em tratados internacionais.

A informação foi divulgada pelo portal g1 e confirmada pela Gazeta do Povo. O caso tramita em sigilo e, até o momento, a Corte não divulgou detalhes sobre a decisão.

Marcel van Hatten vira alvo do STF

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) informou nesta terça-feira (15) que está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por uma declaração feita na tribuna da Câmara dos Deputados. Ele disse que só ficou sabendo dessa investigação após ter sido intimado pela Polícia Federal (PF) para prestar depoimento, no âmbito de um processo sigiloso no STF.

De acordo com o parlamentar, a investigação foi instaurada após um discurso dele no dia 14 de agosto contra o delegado Fábio Shor, em que ele o chamou de “abusador de autoridade”. O delegado é responsável por investigações da PF em casos que estão sob a relatoria do ministro Alexandre Moraes, como a prisão do ex-assessor da Presidência Filipe Martins e ainda o que acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de ter se apropriado de presentes dados ao Estado brasileiro.

Logo após tomar conhecimento da intimação, o deputado disse que acionou os seus advogados para solicitar o inquérito no qual está sendo investigado. Segundo van Hattem, o relator é o ministro Flávio Dino.

Assista diariamente ao programa Sem Rodeios

O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.

Moraes e Pacheco são premiados por "justiça e fidelidade"
Marcel van Hatten vira alvo do STF

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]