O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o mercado financeiro neste final de semana por conta da desconfiança que os agentes ainda têm com a sua política econômica, e disse que não é função deles se preocuparem com os gastos do governo.
A reclamação foi feita horas depois de ser liberado do hospital neste domingo (15), em São Paulo, após quase uma semana internado para tratar de um sangramento craniano que o levou às pressas para uma cirurgia. Ele estava internado desde a noite de segunda (9).
“A única coisa errada nesse país é a taxa de juros estar acima de 12%. Essa é a coisa errada. Não há nenhuma explicação”, disse Lula em entrevista à TV Globo. A taxa básica de juros foi elevada para 12,25% na semana passada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central.
Prisão de Braga Netto é sinal de alerta para Bolsonaro
A decisão do ministro Alexandre de Moraes de prender o general Walter Braga Netto indica que a Polícia Federal mantém ativa a investigação sobre a suposta tentativa de golpe, apesar ter apresentado em novembro o relatório final do inquérito. Ao mesmo tempo, acende um sinal de alerta para o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros investigados, ante a possibilidade de decretação mais prisões preventivas, ou medidas alternativas mais leves, caso a PF e Moraes enxerguem qualquer tentativa de prejudicar as investigações, ainda que no passado.
Oficialmente, a investigação sobre o caso foi encerrada em 21 de novembro, quando a PF entregou a Moraes o relatório final do inquérito com o indiciamento de 37 pessoas, incluindo Bolsonaro, Braga Netto, militares e integrantes do governo passado.
Ainda assim, na ordem de prisão deste sábado, Moraes permitiu que a PF colhesse mais provas relacionadas ao caso, não só em poder de Braga Netto, mas também do coronel Flávio Botelho Peregrino, seu assessor no Partido Liberal.
Na operação, os policiais puderam vasculhar residências, veículos, celulares, computadores, inclusive dados armazenados em “nuvem” (servidores na internet, onde possam estar e-mails, arquivos digitais, conversas de WhatsApp). Nos endereços físicos, os federais também foram autorizados a coletar documentos físicos, discos rígidos, dinheiro em espécie e armas.
Oposição e juristas questionam prisão
Novos depoimentos do tenente-coronel Mauro Cid e um documento encontrado na sede do Partido Liberal em uma operação da Polícia Federal em fevereiro embasaram a ordem de prisão contra o general da reserva Walter Braga Netto no sábado (14). O ministro Alexandre de Moraes, que assinou a decisão, considerou que “fatos novos e importantes” revelaram “diversas condutas destinadas a impedir ou embaraçar a referida investigação”. Alguns juristas, porém, avaliam que medida preventiva é ilegal por não haver nenhum fato que sugira uma obstrução da investigação em curso atualmente.
Tarcísio confirma que vai disputar reeleição em SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou neste domingo (15) em entrevista ao programa Canal Livre, da Band, que disputará a reeleição ao executivo paulista em 2026.
Tarcísio destacou que pretende focar nos projetos locais e reforçou seu compromisso em trabalhar para juntar a direita e o centro na disputa do próximo pleito presidencial, apontando para o ex-presidente Jair Bolsonaro como a principal liderança do grupo.
“Eu sou muito fiel àqueles que me elegeram. Eu tive um grande apreço da população de São Paulo, que me acolheu, e nós temos projetos muito interessantes [em curso] e muitos para entregar em 2028, em 2029, em 2030. O que me motiva a ficar em São Paulo? A entrega desses projetos. Por isso, qual é a minha opção, qual é o meu caminho em 26? É continuar em São Paulo e, obviamente, fazer um bom trabalho para ajudar um grupo em 26 chegar à Presidência da República”, afirmou o governador.
Durante a entrevista, Tarcísio reconheceu o papel estratégico da direita nas últimas eleições municipais, destacando a construção de alianças com o centro político.
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.