Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sem Rodeios

STF quer perseguição light contra presos do 8/1

STF quer perseguição light contra presos do 8/1. O programa Sem Rodeios desta quarta-feira (4) analisa os recuos táticos do Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar atenuar a percepção de ataque à direita brasileira.

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar a denúncia por tentativa de golpe contra Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados, na semana passada, membros da Corte e da Procuradoria-Geral da República anunciaram decisões que parecem baixar a pressão sobre o ex-presidente e o seu espectro político.

Falaremos ainda sobre o Partido dos Trabalhadores (PT) que está focado em atrair eleitores evangélicos até 2026. Pesquisa desta semana mostrou que a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em queda livre nesse segmento do eleitorado. A legenda planeja agora promover uma “busca ativa” para mapear as religiões dos filiados e parlamentares petistas em todos os estados, municípios e na esfera federal.

É a partir das 13h30, ao vivo.

STF quer perseguição light contra presos do 8/1

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar a denúncia por tentativa de golpe contra Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados, na semana passada, membros da Corte e da Procuradoria-Geral da República anunciaram decisões que parecem baixar a pressão sobre o ex-presidente e o seu espectro político. Entre os objetivos podem estar uma tentativa de diminuir críticas sobre parcialidade judicial e evitar uma possível retaliação dos Estados Unidos a abusos de censura e extrapolação de poderes.

Entre as ações que podem ser entendidas como recuos estão o arquivamento de dois inquéritos contra Bolsonaro - pelos crimes alegados de importunar uma baleia e fraudar seu cartão de vacinas -, a conversão da prisão da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos para o regime domiciliar e até a liberação de um réu para tratar de câncer.

Houve ainda a decisão de Moraes de arquivar, nesta quarta-feira (2), o pedido de prisão preventiva de Jair Bolsonaro feito por uma vereadora petista de Recife e submetido pelo ministro ao Procurador Geral da República, Paulo Gonet, que deu parecer contrário. Esse gesto também foi visto por alguns com outro recuo. Mas o peso do impacto do acolhimento da denúncia na semana passada fala mais alto.

Esse suposto abrandamento da sempre implacável postura da Corte representa só um "recuo tático" diante da crescente percepção - dentro e fora do país - de que o Judiciário do Brasil persegue a direita.

PT faz manobra para conquistar evangélicos pensando em 2026

A intensificação da iniciativa com relação aos evengélicos foi tornada oficialmente pública no fim de março, quando o presidente interino do PT, senador Humberto Costa (PE), se reuniu com integrantes do Setorial Nacional Inter-religioso e do Núcleo Evangélico do PT (NEPT) em uma longa reunião online. Segundo interlocutores do partido, o encontro focou nas eleições de 2026 e na conquista de votos e filiações de evangélicos.

A constatação de fragilidade entre esse segmento do eleitorado foi reforçada por uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada no último dia 2. O levantamento mostrou que a desaprovação de Lula entre os eleitores evangélicos saltou de 58% para 67% em apenas dois meses. A aprovação do petista nesse grupo também caiu e passou de 37% para 29%, consolidando uma rejeição maciça.

Já entre os católicos, que historicamente vinham dando maior respaldo ao presidente, os índices de aprovação e desaprovação empataram tecnicamente em 49%, sendo que, em janeiro, a aprovação superava a reprovação (52% e 45%). A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas de 27 a 31 de março de 2025 com uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.

Assista diariamente ao programa Sem Rodeios

O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Júlia Lucy, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Rossana Bittencourt, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.