No Sem Rodeios desta terça-feira (2), nossos comentaristas, Cristina Graeml, Jorge Serrão e Marco Antônio Costa, analisam o "SUS da educação", proposto pelo governo Lula. O modelo do Sistema Nacional de Educação (SNE) dá poder de decisão aos sindicatos e ainda obriga União, estados e municípios a executarem as medidas.
Também vamos falar a respeito do julgamento do senador Sérgio Moro, no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, relator das Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes), votou pela improcedência das acusações de abuso de poder econômico contra o ex-juiz da Lava Jato. O julgamento será retomado na próxima quarta-feira (3).
Ainda, veremos que o Supremo Tribunal Federal (STF), formou maioria na última segunda-feira (1º) contra a interpretação de que as Forças Armadas podem exercer um “poder moderador” no país. O julgamento ocorre no plenário virtual e está previsto para terminar na próxima segunda (8). Até o momento, o placar é de 6 votos a zero.
Participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão e da Cristina, áudios do Marco e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
Quer ficar por dentro do que será analisado hoje? Acesse nossas matérias:
"SUS da educação"
Julgamento do senador Sergio Moro
STF contra Forças Armadas
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS