Durante cerimônia de lançamento de um livro em sua homenagem, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, citou o filme “Tropa de Elite” e disse que o Supremo é instado a atuar de forma desafiadora.
Coordenado pelo ministro Gilmar Mendes, Daiane Nogueira de Lira e Alexandre Freire, o livro “Constituição, Democracia e Diálogo – 15 Anos de Jurisdição Constitucional do Ministro Dias Toffoli” traz uma série de artigos escritos por juristas, políticos e personalidades.
O livro, que celebra os 15 de atuação de Toffoli no STF, foi lançado em cerimônia no Supremo, com participação dos outros ministros, nesta quarta-feira (23).
Últimos debates em 15 capitais serão realizados na sexta-feira
A Rede Globo e afiliadas promoverão debates eleitorais entre candidatos a prefeito em 29 cidades. Ao todo, haverá segundo turno das eleições municipais 2024 em 51 municípios, no próximo domingo (27). Os encontros na TV, que serão a última oportunidade dos candidatos para debaterem e apresentarem as propostas para os eleitores, estão marcados para começarem às 22h, no horário de Brasília, desta sexta-feira (25).
A exceção será Manaus, que tem debate da Globo marcado para esta quinta-feira (24). Entre todas as cidades em que a Globo realiza os debates estão todas as 15 capitais onde haverá tira-teima nas urnas. Os demais municípios com debate televisivo na antevéspera do segundo turno estão concentrados em oito estados: Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Os debates serão transmitidos pela televisão e pelo site G1, com acesso aberto para o público de todo o país. A plataforma de streaming Globoplay também transmitirá os embates entre candidatos. No caso da cidade de São Paulo, o encontro entre Guilherme Boulos (Psol) e Ricardo Nunes (MDB) também terá transmissão da GloboNews.
Confira as proposta de Boulos e Nunes para a mobilidade urbana de São Paulo.
Trump conquista entre eleitorado decisivo
Numa eleição tão acirrada como promete ser o pleito presidencial dos Estados Unidos, que será realizado em 5 de novembro, qualquer mudança de porcentagem em tendências históricas de voto pode ser decisiva para a vitória ou derrota.
Nesse sentido, o republicano Donald Trump tem muito a comemorar. Uma pesquisa recente do jornal The New York Times com a Siena College mostrou que os democratas, da candidata Kamala Harris, estão perdendo votos junto a dois eleitorados que votaram em peso no partido nas últimas eleições, negros e latinos, enquanto Trump vem apresentando crescimento.
De acordo com o levantamento, 78% dos eleitores negros entrevistados disseram que votarão em Kamala, sendo que em 2020, 87% dos americanos nessa população votaram em Joe Biden.
Quanto aos votos dos latinos, a democrata apareceu com 56% das intenções de voto, enquanto há quatro anos Biden teve 65% da votação dessa fatia do eleitorado americano.
Já Trump, que alcançou 12% e 32% dos votos da população negra e latina em 2020, respectivamente, obteve 15% e 37% na pesquisa New York Times/Siena College.
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
Fortalecido pelo STF, governo tenta limitar poder do Congresso sobre Orçamento
O que se sabe sobre a moeda dos Brics, apresentada na cúpula do bloco
Vale-refeição “encolheu” uma semana nos últimos cinco anos e agora dura só 11 dias
STF pode determinar cobrança de tributos a PJ que teve vínculo empregatício reconhecido
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS