X de Elon Musk começa a obedecer ordens de Alexandre de Moraes. O programa Sem Rodeios desta quinta-feira (19) repercute a multa imposta pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, à rede social X e a empresa de tecnologia, Starlink - ambas do empresário Elon Musk. A valor é de R$ 5 milhões, após a rede social ficar disponível no Brasil mesmo com ordem de bloqueio dada pelo próprio ministro, no mês passado.
Falaremos também a respeito dos senadores da República que temem retaliações por opinar sobre o impeachment de Moraes. Procurados pela Gazeta do Povo, mais de 50% dos 81 Senadores da República ainda não se posicionaram a respeito da abertura do processo para análise de conduta do ministro.
Vamos analisar, ainda, as recentes decisões do ministro do STF, Flávio Dino. Em apenas 20 dias, ele proferiu duas decisões de impacto imediato relacionadas ao combate aos incêndios florestais no Brasil que colocaram o ativismo judicial em um patamar ainda mais elevado, o que pode ampliar a atual tensão entre os três Poderes da República.
X de Elon Musk começa a obedecer Moraes
De acordo com o STF, a multa é diária em caso de descumprimento da ordem de bloqueio. A multa referente ao dia de hoje já foi aplicada. O valor total da multa será calculado com base na quantidade de dias que perdurar o descumprimento.
A decisão foi publicada em um “edital de intimação”, já que o X não tem representante legal no Brasil, motivo pelo qual Moraes justificou o bloqueio da rede social.
Na decisão, Moraes ordena que o X “suspenda imediatamente a utilização de seus novos acessos pelos servidores CDN Cloudfare, Fastly e Edgeuno e outros semelhantes, criados para burlar a decisão judicial de bloqueio da plataforma em território nacional”.
Senadores com medo de opinar sobre impeachment de Moraes
Medo de retaliações, de perseguição e até de serem impedidos de votar em um possível processo de impeachment do ministro Alexandre de Moraes foram alguns dos motivos apontados por senadores que preferiram não opinar sobre o tema.
Além desse temor, senadores de direita e de centro expressaram preocupação com a votação do impeachment, caso se posicionem a respeito do tema. O receio desses parlamentares é de que sejam considerados “suspeitos” para votar no processo, ainda que essa proibição seja inconstitucional.
Segundo a assessoria de um dos senadores, o temor de não votar durante o processo, caso o parlamentar se posicionasse, surgiu a partir de uma reportagem do UOL, publicada em fevereiro deste ano.
Na matéria, o ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior afirma que 139 deputados federais que assinaram no início deste ano o pedido de impeachment contra o presidente Lula poderiam ter comprometido a própria participação no processo.
Decisões de Dino escalam ativismo judicial
Entre 27 de agosto e 15 de setembro, o magistrado determinou em nome do Judiciário medidas que adentraram competências exclusivas do Executivo e do Legislativo, sob o argumento de enfrentar uma emergência nacional que ainda não havia sido tratada com rapidez e intensidade necessárias pelos demais poderes.
Segundo observadores, Dino assumiu papel de chefe do Executivo com a vantagem de driblar o aval do Congresso, excluindo despesas de combate a queimadas da meta fiscal, destinando recursos de fundo da PF para essa finalidade e suspendendo prazo legal para recontratação de brigadistas.
Assistia diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
Senadores temem retaliações ao opinar sobre impeachment
Moraes multa X e Starlink
Com Marina Silva isolada, agenda ambiental de Lula patina antes da COP-30
Paraná e São Paulo lançam alternativas ao Plano Safra para financiamento do agronegócio
De Silveira a presos do 8/1: sete omissões da pasta de Direitos Humanos de Lula
Dino vira peça-chave para o governo em menos de um ano no STF
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS