Como morador do Centro, ando preocupado com o abandono a que estamos submetidos depois das 18 h. Enquanto há expediente, a cidade é a Curitiba que conhecemos. Após o encerramento do trabalho, a cidade é tomada por mendigos, bêbados, drogados e toda uma espécie de abandonados. Seja na XV, na Marechal, nas portas de bancos ou onde houver uma marquise, ali está a legião de desvalidos. Pela 13 de Maio e proximidades é um horror. Onde está a Policia Militar, a Guarda Municipal e as assistentes sociais? Encontramos sim, durante o dia, um sem número de fiscais da Urbs a multar os motoristas. Anoiteceu, não há qualquer policiamento.
Paulo Carlos Silva
Resposta
A prefeitura informa que diariamente os educadores sociais da Fundação de Ação Social fazem a abordagem de pessoas em situação de rua, oferecendo atendimento nos programas do município, mas não podem obrigá-las a aceitar os serviços, pois a Constituição Federal assegura aos cidadãos o direito de ir e vir. Na Central de Resgate Social os moradores de rua são recolhidos e encaminhados para banho, recebem roupas limpas, materiais de higiene e passam por avaliação de saúde feita por equipe médica. A segurança pública é responsabilidade do governo do estado, atribuída por lei. Mesmo assim, a prefeitura de Curitiba vem ampliando as funções da Guarda Municipal, cuja função é proteger o patrimônio municipal. Hoje a Guarda atua como importante auxílio às polícias civil e militar. Desde 2005, a prefeitura aplicou mais de R$ 31 milhões em programas e ações para aumentar a segurança. Foram construídos módulos da Guarda Municipal; feitas obras de melhoria da iluminação pública de ruas e praças; instalados 75 equipamentos para monitoramento da segurança de ruas centrais, Setor Histórico, Terminal Guadalupe, Parque Barigui e Ruas da Cidadania; implantados núcleos de proteção aos cidadãos gerenciados pela Polícia Militar; intensificadas as rondas noturnas; criado o Serviço de Proteção ao Transporte Coletivo, criada a ciclopatrulha dos parques, praças e ciclovias; ampliada a frota de veículos, de 46 para 82 unidades, entre outras medidas.
Estar
Gostaria de saber por que a avenida João Gualberto, uma via de movimento intenso, não tem vagas de Estar. Os automóveis ocupam essa via desde a parte da manhã até o fim do dia. É justo que outras pessoas precisem de uma vaga e não o consigam por ser privilégio de uns poucos? Outras vias com muito menos movimento e menos comércio já têm o Estar. Por essas discrepâncias é que desejo uma resposta da Diretran.
Maria José Nunes
Resposta
Segundo a prefeitura, a Urbs estuda implantar áreas de Estar na avenida João Gualberto.
Corte de árvores
Lamentável a poda de árvores feita na praça do Tribunal do Júri no Centro Cívico. Sem necessidade alguma. A poda em algumas árvores foi radical. Um lugar que não tem linhas de transmissão ou qualquer outro empecilho para que as árvores cresçam à vontade. Quantos ninhos de pássaros que agora estão procriando foram destruídos?
Katia Moreira
Resposta
De acordo com a prefeitura, há equipes que cuidam da conservação da arborização pública em todas as regiões da cidade. Os serviços incluem poda de manutenção, remoção de erva de passarinho, verificação e retirada de galhos secos e também o corte de árvores, quando há comprometimento das condições fitossanitárias, oferecendo risco de queda. Antes de se iniciarem os serviços de manutenção da arborização das áreas públicas, técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente verificam todas as árvores para localizar ninhos de aves, com objetivo de preservá-los, evitando a poda e, com isso, o desabrigo de pássaros. Esse cuidado também foi tomado na praça mencionada pela leitora. Além dos serviços de manutenção das espécies existentes, foram plantadas árvores nativas na praça.* * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços público, entre em contato com a coluna.
As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas