Comentários sobre os problemas do Jardim Mont Parnasse, que infelizmente fica em Almirante Tamandaré, já deveria ter virado rotina neste espaço. A prefeitura de Almirante Tamandaré já ficou de dar respostas, mas nunca deu nenhuma. Ruas esburacadas, mato crescendo, iluminação deficiente, falta de segurança são só alguns dos problemas que enfrentamos. Provavelmente a prefeitura se preocupa mais com quem vota e onde mora, já que aqui a grande maioria dos moradores vota em Curitiba. Esquece a prefeitura que o IPTU vai para Almirante Tamandaré... Parece que reclamar sobre isso é a mesma coisa que reclamar para as paredes aqui de casa. Dá vontade de propor que o Mont Parnasse passe para a administração de Curitiba. Se isso fosse possível...
Orlando Baumel, Almirante Tamandaré PR
Monumentos
Pelo valor histórico e cultural que representam, os monumentos públicos de Curitiba não estão recebendo a atenção da prefeitura, responsável por sua limpeza e manutenção. O azinhavre, grossa camada verde, está encobrindo a beleza das obras. Seu lastimável estado de conservação contrasta com a beleza das praças recentemente reformadas, como a Tiradentes e a Generoso Marques.
Ruth Guimarães, Curitiba PR
Resposta: De acordo com a Prefeitura de Curitiba, com a remodelação da Praça Tiradentes, entregue em setembro, foram limpos e recuperados os monumentos e substituídos todos os elementos decorativos. Com a reforma do Paço Municipal, na Praça Generoso Marques, estão sendo feitas melhorias que incluem a limpeza do monumento do Barão do Rio Branco. Recentemente foram feitos serviços de limpeza e conservação nas esculturas e painéis da Praça 19 de Dezembro e a operação estendeu-se à Praça Zacarias.
Obras públicas
Sou morador de Curitiba desde 1989. Criei raízes aqui. Minhas filhas são curitibanas, minha esposa é médica da saúde pública e eu sou um pequeno empresário. Torço e faço por essa cidade como se fosse minha terra natal. A maioria das minhas conquistas ocorreram aqui. Portanto, estou totalmente comprometido como cidadão. Mas algumas posturas me revoltam. Lendo a Gazeta, vi, há algum tempo, uma propaganda da Prefeitura dizendo que Curitiba estava passando por 289 obras de trânsito, e pelo visto obras grandiosas. Aí está, a meu ver, um contrassenso muito grande por parte dos administradores. Há tempos, abri uma solicitação através do 156, serviço da prefeitura, para que tapassem as crateras defronte minha casa. Até o fim do ano nada foi feito. Cheguei a mandar fotos para a Secretaria de Obras. Moro no Capão da Imbuia e a grande maioria das ruas aqui são de antipó, sem calçada nem meio-fio. Uma vergonha. Agora pergunto: será que as pequenas obras não são importantes? Será que replantar florzinhas nos canteiros, lavar placas de sinalização e cortar a grama é mais importante do que atender às reais necessidades do cidadão? É o mesmo que pintar a casa por fora (aparência) e por dentro deixá-la no reboco. Um absurdo.
Henrique Pereira Alves, Curitiba PR
Resposta: A Prefeitura de Curitiba informa vai fazer serviços emergenciais de manutenção para melhorar as condições da Rua João Guntowski. Este ano serão feitas obras de recapeamento da rua. A João Guntowski também está incluída no cronograma de serviços de revitalização da iluminação pública, que a Secretaria Municipal de Obras está fazendo na área do Capão da Imbuia. O leitor pode acompanhar o andamento dos trabalhos, informando-se na Administração Regional do Cajuru. O telefone é 3361-2360.
* * * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
Central de Atendimento ao Leitor:
Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5129
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas