Em dezembro de 2008 comecei a plantar araucárias ao longo da ciclovia do Alto da XV, desde a Rua do Herval até a Erasto Gaertner. Foram plantadas mais de 400 mudas de essências da Mata Atlântica, das quais mais de 200 de araucárias. As mudas foram plantadas com espaçamento adequado, calcareadas, adubadas, com o objetivo de rearborizar um trecho de dois quilometros da ciclovia. Na sexta-feira, dia 5 de março, 50 mudas de araucárias foram arrancadas num único dia; mudas com mais de um ano de crescimento. No dia 13 de março, outras 30 foram arracandas, inclusive com as estacas; as outras espécies, (imbuia, cedro, cambará, capororoca, pitangueira, cerejeira, aroeira) não foram arrancadas. Será proibido plantar araucárias na cidade de Curitiba?
Napoleão Chiamulera
Resposta
A prefeitura informa que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente aponta o trabalho do leitor como um exemplo de iniciativa cidadã e se dispõe a apoiá-lo. A cada 10 mil árvores plantadas pela prefeitura em Curitiba, 4 mil são arrancadas, vítimas do vandalismo. Se desejar, o leitor pode entrar em contato com a Secretaria pelo telefone 3350-9156 e conversar com o chefe de gabinete, Flávio Freitas.
Parque Bacacheri
Já protocolei diversas reclamações no atendimento on-line da prefeitura e até agora persiste o problema: sistematicamente, no corte da grama do Parque Bacacheri, não é utilizada a rede protetora, o que causa transtorno ao pessoal que ali transita. A resposta que recebo pela canal on-line é sempre a mesma: "estamos orientando os responsáveis". Contudo continua tudo na mesma. Só espero que não estejam aguardando algum acidente grave para tomarem a devida providência.
João Ferreira de Freitas Filho
Resposta
De acordo com a prefeitura, o uso da rede de proteção é obrigatório nos serviços de manutenção do paisagismo das áreas públicas. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente notificou a empresa que presta serviço de manutenção no Parque Bacacheri, para que sejam cumpridas as normas de segurança estabelecidas pelo município.
Estacionamento
Gostaria de colocar minha sugestão aos órgãos competentes. Na Rua Bento Viana, trecho entre as avenidas Iguaçu e Visconde de Guarapuava eliminar o estacionamento de veículos para desafogar o tráfego, da mesma maneira que já foi aplicado em outras ruas da cidade. É um trecho de muito movimento, sujeito a congestionamentos durante uma boa parte do dia.
Adir Vardânega
Resposta
A prefeitura informa que fará obras de correção geométrica na esquina da Bento Viana com a Av. Sete de Setembro e estuda liminar áreas de estacionamento no trecho entre Silva Jardim e Visconde de Guarapuava, das 7 às 20 h.
* * * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.
As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião