Gostaria de deixar registrada aqui a ineficiência dos serviços de nossa prefeitura de Curitiba, pois, quando entrei em contato com o serviço 156 para avisar de cortes de árvores em um terreno baldio perto da minha casa, eles disseram que iriam repassar para o órgão competente, mas ninguém apareceu. Numa outra ocasião, presenciei em outro terreno árvores já cortadas, e os responsáveis com galões do que imaginei ser gasolina para ser usada para a queima do terreno. Em um domingo isso pode ser feito porque nenhum órgão aparece para fiscalizar. Minha sugestão é que sejam fixadas nos terrenos placas de bom tamanho informando que o corte de árvores foi autorizado pelos órgãos responsáveis. Em relação às queimadas, gostaria de saber se não são proibidas, e que atitude devemos tomar ao presenciar casos de queimada, pois a prefeitura não disponibiliza equipes de plantão para atender às denúncias.

CARREGANDO :)

Thaís Petterle

Resposta

Publicidade

O corte de eucaliptos mencionado pela leitora foi autorizado porque o proprietário do terreno cumpriu as exigências da legislação vigente para a construção de imóvel no local, explica a prefeitura. Em atendimento ao artigo 19 da Lei Municipal 9806/2000, o proprietário terá de providenciar o plantio de novas árvores na área e doar 185 mudas à prefeitura. Para outros dois outros imóveis, próximos à área, também foi autorizado corte de árvores por motivo de construção. A prefeitura fiscaliza o corte irregular de árvores, mas a população pode colaborar registrando o problema no serviço 156. A mesma lei também proíbe a prática de queimadas e as denúncias devem ser encaminhadas ao serviço 156 para que a prefeitura verifique e cumpra as determinações legais.

Galhos

A prefeitura possui um serviço de coleta de galhos de árvores. Recentemente fiz a poda de algumas árvores e acionei o tal serviço pelo fone 156. Os galhos estão apodrecendo em frente à nossa casa, com proliferação de insetos e risco de algum moleque atear fogo e fazer um estrago enorme. Já ligamos várias vezes, pedem o número do protocolo e a resposta é que está agendada a coleta. Mas agendada para quando? Querem mostrar os galhos aos turistas durante a Copa do Mundo?

Jorge Altair Barbosa

Resposta

Publicidade

A prefeitura responde que a coleta de lixo vegetal tem uma programação de atendimento que segue a ordem de datas de pedidos registrados no serviço 156. Cerca de 850 pedidos são encaminhados à prefeitura todos os dias. Cabe lembrar que Curitiba é um dos raros casos de municípios brasileiros que oferecem gratuitamente o serviço de recolhimento e destinação do lixo verde, tarefas que, em outras cidades, ou são feitas pelas prefeituras mediante o pagamento de uma taxa específica ou são providenciadas pelos próprios munícipes.

Parque Italiano

Enquanto se discute o valor da tarifa de ônibus, ainda há parques na cidade, como o Parque Italiano, no São Braz, que não possui nem sequer uma linha que integre esse parque a qualquer outro ponto da cidade.

Camilo Catto

Resposta

Publicidade

O Parque Italiano não é uma área de lazer, mas uma unidade de conservação. A linha Botiatuvinha tem ponto de parada na marginal do Contorno Norte com a Rua Ângelo Pianaro, onde se localiza o parque. O espaço fica em área de chácaras, pouco habitada, tendo próximo apenas um condomínio de alto padrão, e não oferece demanda para incluir o local na rota de outras linhas do transporte coletivo. Por não ter estrutura para visitação, também não há demanda para viabilizar a implantação de uma linha exclusiva.

Comentário do leitor

A marginal do Contorno Norte é uma rua sem pavimentação e longe do parque. Conforme a placa da prefeitura, há relógio do sol, trilha para caminhadas, ponte e até uma cascata como atrativos para visitação. Na prática, sem linhas de ônibus, torna-se um espaço público exclusivo para os moradores da região.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

Publicidade