| Foto: Marcelo Malucelli /Arquivo pessoal

Em 11 de janeiro, estive no parque São Lourenço para caminhar com minha esposa. Ouvi estalidos e achei que eram rojões. Como não visualizei ninguém, continuei com o exercício. Na sequência, ouvi novos barulhos; olhei para o lado, encontrei uma árvore gigante e ela estava desabando em nossa direção. Alguns galhos não nos atingiram por uma fração de segundos. Depois de alguns minutos, e com auxílio de uma senhora que vinha logo atrás e visualizou tudo, tirei algumas fotos. Mesmo não sendo especialista, deduzi que a bela árvore estava condenada. Na base, que trincou, havia um formigueiro de saúvas.

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Marcelo Malucelli

Resposta: Em vistoria realizada no Parque São Lourenço, técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente constataram que as árvores estão todas sadias. Registraram quedas de galhos, que são comuns nessa época por conta dos ventos da estação. Quanto ao formigueiro na base da árvore, não justifica nem o corte, nem a destruição das formigas. A situação encontra-se sob controle, sem comprometimento da árvore, até o momento.

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Filas no Procon

Moro em frente ao Procon, no Centro de Curitiba, e fico indignado com o tratamento do referido órgão que, supostamente, deveria proteger os consumidores de filas e condições degradantes na relação de atendimento e consumo. É preciso frisar que o Procon deixa as pessoas, às vezes idosas, no sol ou na chuva. A fila começa todos os dias por volta das 7h30, mas a distribuição de senhas e atendimento tem início a partir das 9h. A fila avança em frente à Guarda Municipal de Curitiba e dobra a esquina.

Guilherme Fagan Peron

Resposta: A diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, informa que o atendimento aos usuários do órgão público pode ser feito de várias maneiras: de forma pessoal, de segunda a sexta-feira, das 9h até as 17 horas; por atendimento telefônico, por meio do 0800 41-1512; por carta, pelo Escreva Procon, cujo formulário está disponível no site www.procon.pr.gov.br e também no balcão de atendimento. É possível ainda fazer a reclamação pela internet, por meio do Procon Responde (no site do órgão) ou pela plataforma do Consumidor www.consumidor.gov.br. A rotina de atendimento, esclarece a diretora do Procon, é abertura do prédio a partir das 9 horas. Nesse momento, o usuário é atendido por uma assistente social, que lhe entrega uma senha. Inicialmente, o consumidor passa por uma triagem com informações e orientações, e aguarda o acesso às atendentes em uma sala. Ela lembra que no local também estão disponíveis dois totens de atendimento eletrônico, os quais dão acesso ao site do órgão. O preenchimento do formulário conta com o auxílio de funcionários treinados. Diariamente, são disponibilizadas cem senhas, no total, em dois horários, às 9 e às 13 horas. Os idosos, por exemplo, são encaminhados para uma sala específica – mesmo no horário anterior ao de abertura do prédio, afirma Claudia. Eles têm atendimento preferencial.

CNH

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Estou tentando alterar a categoria de minha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e para isso solicitaram uma nova foto, mesmo tendo renovado minha CNH atual no ano de 2013. Fiz agendamento dias atrás e recebi o protocolo com horário para atendimento. Cheguei 40 minutos antes e fiquei surpreso, pois havia mais de 40 pessoas na minha frente. Ou seja, teria que esperar mais de 1h20. Ao questionar sobre a demora, o funcionário alegou que o atendimento era realizado por ordem de chegada. Diante disso, tentei transferir para o Detran do Posto da João Negrão, mas alegaram que as unidades não são interligados e que eu só poderia fazê-lo no Posto do Tarumã. A decepção é grande, pois tudo hoje é interligado. As multas chegam rapidamente, mas o atendimento é ruim e o descaso com o cidadão é imenso. Fora o tempo de atendimento, pois o Detran fecha às 14h e não abre aos sábados.

Samir Amied Ibrahim

Resposta: No fim de ano, com as férias e feriados, o volume de atendimento nas áreas operacionais do Detran-PR aumenta em 50%. O órgão esclarece que o recolhimento das digitais e da foto também podem ser feitos no Posto Central ou no Hauer. Lamentamos a informação equivocada. O Detran informou ainda, por meio de nota, que funcionários das áreas administrativas estão sendo redirecionados para as áreas operacionais em dias de grande movimento. Também estão sendo realizados mutirões no setor de biometria. Nessa área do Posto Tarumã, por exemplo, existem sete funcionários, os quais atendem, em média, dez pessoas por hora, com tempo de mais ou menos cinco minutos. Por hora, são 70 capturas de imagem e digitais.

* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às terças e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80.010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br