• Carregando...

A atual administração do município transferiu para o Salão de Atos do Parque Barigui todas as audiências públicas de LDO, LOA, Plano Diretor e outras mais. Ocorre que nas gestões passadas essas audiências aconteciam no Centro de Curitiba. Essa transferência criou problemas para a locomoção dos moradores de regionais como Boqueirão, Santa Cândida, Sítio Cercado, Bairro Novo, enfim, para a maioria das pessoas que mais necessita participar das audiências.

Urandy Ribeiro do Val

Resposta: As audiências públicas para discussão da Lei Orçamentária Anual e destinação dos recursos do município continuam sendo feitas nas regionais da cidade. Somente depois de ouvir a população de todas as regiões é que é feita a audiência pública final no Salão de Atos do Parque Barigui para a formatação do projeto de lei, antes do envio à Câmara Municipal. Da mesma forma aconteceu no ano passado com o Plano Plurianual e acontecerá agora, com a revisão do Plano Diretor de Curitiba.

Esgoto

Na Rua Desembargador Vieira Cavalcanti há um esgoto a céu aberto. Todo ano, durante a época de chuvas, ele transborda, inundando a calçada. Aparentemente é uma canalização de um rio, mas que recebe esgoto também. O 156 já foi acionado e remeteu o caso à Sanepar, que informou não ter como resolver o assunto. Mas isso pouco importa. Seria ótimo se o problema fosse resolvido. Ou então a Sanepar que nos isente da tarifa de esgoto, uma vez que, após entregá-lo à Sanepar, a empresa gentilmente o devolve na minha calçada.

Amilcar P. Marques

Resposta: Técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente irão até o local mencionado pelo leitor para verificar a situação e tomar as providências previstas na legislação ambiental, responde a prefeitura.

Comentário do leitor: Com a ajuda de vocês algo acontece. Mas é muito triste para a nossa cidadania ter de apelar para a Gazeta para resolver uma bobagem dessas.

Lixo

A população anda jogando lixo no cruzamento entre a Rua Oyapock com a Rua Governador Agamenon Magalhães, a 50 metros do Jardim Botânico. Começou com uns caquinhos de lajota, e agora tem até restos de cimento. É de se lamentar esse costume nojento que pessoas do bairro têm e insistem em fazer.

Marcos A. T. Garcia

Resposta: A prefeitura responde que vai recolher o material depositado irregularmente no local. A população pode ajudar a fiscalizar e combater o descarte irregular de lixo, informando dados que possam identificar o infrator e seu endereço, sempre que for possível. É importante comprovar o fato, com foto feita no momento da prática, e informar data e horário. Além de receber a autuação, o responsável terá de remover o material depositado no local. As informações devem ser enviadas pelo e-mail da prefeitura. O endereço é gabvirtual@pmc.curitiba.pr.gov.br

Matagal

O mato está tão alto que esconde os veículos que trafegam na Avenida Santa Bernadete. Efetuar o cruzamento da via através da Rua Padre Manoel da Nóbrega é muito perigoso; o risco é grande porque os veículos circulam em alta velocidade e somente são visíveis quando estão muito próximos. Situação idêntica ocorre na Avenida Henry Ford com a transversal, Rua Djalma Ferreira Maciel. Os condutores têm de parar os veículos no meio da rua, no cruzamento, para conseguir uma visão dos veículos que trafegam nas ditas preferenciais devido ao matagal existente. Os locais mencionados têm várias escolas, creches e comércio, os perigos são constantes. Reclamei duas vezes para o 156 e não houve nem sequer uma resposta.

Amilton Mildenberger

Resposta: Todos esses locais mencionados pelo leitor estão incluídos na programação de manutenção da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e os serviços de roçada e limpeza serão feitos nos próximos dias.

* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]