Quando a prefeitura vai tomar providências para diminuir o número de pedestres cruzando a Avenida das Torres no trecho entre a Linha Verde e a Rua Baltazar Carrasco dos Reis? Todos os dias transito pelo local e vejo vários pedestres pulando o canteiro central para cruzar as pistas da avenida. O semáforo colocado próximo da Rua Guabirotuba não serve para nada. Tem até um cadeirante que fica no semáforo em frente ao Big, no meio dos carros em movimento, pedindo ajuda. A única solução seria colocar grades como as da BR-277 na saída para as praias. Ou vão esperar morrer alguém para depois culpar o motorista?
Carlos Solana
Resposta: As travessias instaladas na Avenida das Torres têm a função de garantir segurança para os pedestres, que devem respeitar a sinalização existente, explica a prefeitura. Além de duas travessias semaforizadas, existem duas trincheiras com passagens em desnível para oferecer segurança no trânsito de pedestres. No canteiro, entre as pistas, existem defensas metálicas para separação física e obstáculos à passagem de quem circula a pé.
Comentário do leitor: Que existem defensas metálicas para separação física e obstáculos à passagem de quem circula a pé no canteiro entre as pistas todos que transitam pela avenida enxergam; mas isso não impede a circulação dos pedestres. A prefeitura diz o que deveria acontecer se todos os cidadãos fossem conscientes; só que não é essa a realidade.
Lombada
Em março do ano passado, um rapaz perdeu o controle de seu veículo e invadiu minha casa, derrubando o muro e uma coluna de sustentação, por pouco não entrando na sala. Minha residência fica em Santa Felicidade, na Rua João Reffo, esquina com a Rua Renascença, local que é palco de vários acidentes. Solicitei a colocação de uma lombada próxima daquela esquina, mas um engenheiro da Setran disse ser inviável sem explicar direito quais as razões. Mas depois disso observei a colocação de lombadas na Rua Francisco Dallalibera. Qual o critério utilizado (se é que há algum) para a construção de lombadas? Cabe esclarecer que o local onde solicitei a colocação é uma descida, e as duas lombadas recém-colocadas na Rua Francisco Dallalibera também ficam em uma descida.
Paulo José de Albuquerque
Resposta: A implantação de lombadas é regulamentada por lei e a Rua João Reffo possui declive acentuado, fora dos padrões estabelecidos pela legislação, esclarece a prefeitura. O cruzamento é bem sinalizado, há tachões sobre o eixo e barreira de contenção do tipo defensa metálica. A Setran esclarece que as lombadas na Rua Francisco Dallalibera foram colocadas em locais permitidos pela legislação e devido ao abuso de velocidade em toda a extensão da rua.
Obra
Em 18 de dezembro do ano passado completaram-se sete meses que solicitei à prefeitura proteção em uma obra em via pública. Reiterei apelos, fiz sete protocolos, e dizem-me para aguardar a resposta. Tal demora em informar se a proteção será ou não providenciada depõe contra os gestores públicos. Enquanto isso, continuam o risco e o desconforto para pedestres e ciclistas.
Paulo de Tarso da Cunha Chaves
Resposta: Sobre a queixa do leitor registrada no serviço 156, referente à sinalização das obras do viaduto da Avenida Presidente Affonso Camargo, a prefeitura informa que a empresa responsável vai repor o cerquite para orientar o tráfego de ciclistas e pedestres, melhorar o pavimento daquele trecho da ciclovia e designar um inspetor de segurança para atuar por alguns dias no local, orientando os usuários sobre o trajeto adequado. A implantação de rampa para ciclistas não é necessária porque a interligação dos trechos de ciclovia foi feita para que não seja preciso cruzar a pista, descer o meio-fio e nem trafegar pela canaleta.
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