Muitas ruas de Curitiba, algumas centrais e em bairros nobres, estão em estado lastimável. São ondulações terríveis, crateras enormes, remendos desnivelados que causam grande impacto ao veículo. Não há pneu, suspensão, amortecedores que aguentem. Quem paga a conta? E que não se coloque a culpa somente às chuvas, pois mesmo antes delas a situação já se apresentava dessa forma. João Arnaldo de Oliveira
Resposta da prefeitura
Uma nova força-tarefa está trabalhando na recuperação das ruas danificadas pelas chuvas, a exemplo do que foi feito no último trimestre de 2009. São 33 equipes em ação para recuperar 30 quilômetros em ruas. Em março começará a operar a máquina recicladora de asfalto. O equipamento permite triturar o antigo asfalto, misturando com cimento, para construir uma nova base mais resistente. Com isso, ruas de antipó, que hoje têm vida útil de dois a três anos, poderão ter ampliada a durabilidade para dez anos. Cabe lembrar que o orçamento anual contempla as obras eleitas como prioridade pela população em audiências públicas ou solicitadas por emenda parlamentar. Se o leitor quiser se informar sobre datas das audiências públicas, pode procurar a sede da Administração Regional mais próxima. Os endereços estão no site da prefeitura: www.curitiba.pr.gov.br
Higiene no Fórum de Curitiba
O Código de Posturas do Município de Curitiba prevê multa para quem despeja o esgoto do ar condicionado sobre o passeio. Porém, há anos o Fórum de Curitiba joga sobre o público que entra no prédio um líquido poluído e com o vento, tal esgoto respinga sobre qualquer pessoa que passa em frente ao prédio. O esgoto que escorre pelas mangueiras do ar condicionado forma uma poça ao redor do prédio, passível de formar ambiente propício para proliferação do mosquito da dengue. O esgoto do ar condicionado contém bactérias, fungos e ácaros. No verão passado foi comunicado tal fato ao juiz diretor do Fórum, que em gentil resposta informou que o Departamento de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça tomaria imediatas providências, porém, a grave ineficiência persiste.
Resposta da prefeitura
O leitor deve informar ao telefone 156 a qual dos fóruns de Curitiba se refere para que a prefeitura possa verificar a situação no local e tomar as providências previstas em lei.
Corte de Árvores
Fico estarrecida com a política ambiental de Curitiba. Às vezes, pessoas com boas intenções são multadas com o corte de uma árvore perigosa. A prefeitura permitiu a construção de um novo supermercado no Batel, na rua Carlos de Carvalho, onde antes estava o Clube Juventus. Ruas foram abertas, vias tiveram mãos alteradas e sinais de tráfego instalados. Para a construção, muitas árvores foram retiradas do local (antes havia um bosque). A obra recebeu um paisagismo simples. Plantaram algumas mudas de palmeiras, grama e arbustos. Onde está a fiscalização da prefeitura obrigando o supermercado a repor a cobertura vegetal, plantando árvores nativas? Será que a resolução não vale para todos?
Marcela Leão, arquiteta
Resposta da prefeitura
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente acompanhou todas as fases da obra. Somente uma árvore foi removida, com autorização. Foi feita poda drástica em três árvores que estavam bifurcadas, depois de feito um laudo para avaliar a necessidade da medida. O bosque foi preservado e houve plantio de mudas nativas, na maioria de árvores frutíferas para atrair a fauna polinizadora natural. Na testada das ruas Euclides da Cunha e Desembargador Costa Carvalho foram plantadas árvores nativas na calçada, onde antes não havia. Os alfeneiros, árvores exóticas com potencial invasor, localizados perto da Rua Saldanha Marinho, serão substituídos por árvores nativas, como parte do Programa Biocidade. Todas as árvores usadas nas obras de paisagismo, como as palmeiras jerivás, são espécies nativas que oferecem frutos muito apreciados pela fauna local. Além do plantio efetuado no imóvel, o empreendedor ainda doou ao Horto Municipal de Curitiba 938 mudas de espécies nativas.
* * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.
As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião