Pelo cruzamento da Rua Vicente Machado com a Rua Desembargador Motta, há mais de um mês existem duas verdadeiras crateras, que estão a cada dia ficando maiores. Por este local passam centenas de carros, viaturas da Diretran, agentes do Estar da Diretran. Deixei passar este tempo somente pela curiosidade de verificar se as crateras seriam reparadas voluntariamente pelo órgão responsável. Mas não foram reparadas. Desta forma fica o pedido formal e público: reparem as crateras do local mencionado. Fica bem no centro da cidade.
Luiz Eduardo Hunzicker
Resposta
De acordo com a prefeitura, equipes de manutenção da Secretaria de Obras estiveram no local. O pavimento está em ordem. Observações como as do leitor devem ser protocoladas no serviço 156, pois ajudam a estabelecer prioridades na programação de manutenção viária, especialmente em épocas de chuva intensa, que provocam estragos no pavimento de ruas em todas as regiões da cidade.
Lixo reciclável
Tenho muito cuidado com reciclagem do lixo em minhas dependências, mas o prédio nem tanto e percebo que funcionários acabam misturando o lixo que foi separado e a coleta seletiva não é muito precisa. Com isso, passei a levar o lixo para coleta no supermercado Pão de Açúcar, o que dá bastante trabalho, mas dá satisfação porque sei que o lixo vai ter um destino correto. Existem locais de reciclagem da prefeitura ou particulares outros no Batel, Centro, Rebouças, Água Verde que possamos utilizar? Parece-me que na Europa existem pontos de reciclagem onde as pessoas entregam o lixo. O que podem me informar?
Luís Gonzaga Guimarães Lemos
Resposta
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa que mantém uma ação de educação ambiental dirigida a condomínios. O serviço pode ser solicitado diretamente à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pelos telefones 3350-9272 e 3350-9287. Equipes da secretaria vão aos condomínios e orientam moradores e funcionários sobre a forma adequada de cuidar do lixo domiciliar.
Sinaleiros
Refiro-me aos sinaleiros na confluência da Rua Desembargador Mota com Martim Afonso. E também a Martim Afonso com a Fernando Moreira. Nos fins de semana, o tempo dos sinaleiros é reduzido e, então, o trânsito vira um inferno! Os motoristas são muito lerdos e até eles acordarem, guardar o celular e engatar a primeira, já fechou o sinal. Faz tempo que reclamamos, mas o órgão municipal encarregado não resolveu ainda o problema. O que queremos? É que permaneça o mesmo tempo dos dias úteis para o fim de semana. Será que, desta vez, irá alguém dar uma olhada naquelas esquinas? Se não estou enganado, o problema ocorre em todos os horários. Sempre que passamos por ali, encontramos o engarrafamento.
Albino Freire
Resposta
Segundo a prefeitura, a programação do tempo dos sinaleiros é feita de acordo com o fluxo de veículos nos dias úteis e nos fins de semana. O objetivo é melhorar o tráfego e a segurança de motoristas e pedestres. Infelizmente, muitos motoristas não têm paciência de aguardar os tempos de espera e acabam cometendo imprudências. O sinaleiro ao qual o leitor se refere está interligado a outros 20 equipamentos, e qualquer alteração mudará a programação de todos. A Urbs estuda alternativas para melhorar a circulação nessa região.
* * * * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços público, entre em contato com a coluna.
As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR
Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas