• Carregando...
 |
| Foto:

Em meu bairro, o Boa Vista, apenas o caminho do ônibus Estribo/Ahu foi asfaltado no ano passado. Do lado direito da Avenida Nazaré, sentido bairro, todas as ruas são asfaltadas, mas do lado esquerdo há apenas o chamado antipó. Moro na Rua Ary Barroso, esquina com a Bevenuto Gusso, e a "buracaiada" é de chorar.

Marcos Lopes

Resposta: A Rua Ary Barroso está entre as prioridades na programação de obras de pavimentação, previstas para os bairros atendidos pela Administração Regional da Boa Vista, explica a prefeitura. A administração aguarda a liberação de recursos financeiros provenientes dos governos estadual e federal para iniciar as obras.

Faixa de estacionamento

Gostaria de saber quando será retirado o estacionamento do lado direito da Rua Visconde de Nácar, entre a Alameda Dr. Carlos de Carvalho e Avenida Vicente Machado. Já existe estacionamento no lado esquerdo da Rua Cruz Machado até quase a Praça Rui Barbosa, e a retirada do estacionamento na Visconde melhoraria muito o trânsito no local. Atualmente, 80% dos motoristas que chegam à esquina com a Carlos de Carvalho na pista da direita não fazem a conversão – que é obrigatória – à direita.

Ayrton Niemietz

Resposta: A prefeitura responde que a Setran fará uma operação de fiscalização no local. A Rua Visconde de Nácar, após o cruzamento com a Avenida Vicente Machado, não possui espaço para quatro faixas de rolamento. Se as quatro faixas de rolamento fossem estendidas até o cruzamento, geraria uma zona de conflito, com redução de velocidade e consequente redução de capacidade do cruzamento, que já possui problemas de saturação. A 4ª faixa é "eliminada" no cruzamento com a Alameda Dr. Carlos de Carvalho, porque no local é possível fazer conversão obrigatória. No cruzamento com a Avenida Vicente Machado não é possível fazer a manobra, devido à existência da canaleta do ônibus.

Comentário do leitor: Se não há como retirar o estacionamento, seria importante colocar um agente no cruzamento, pois durante todo o dia e principalmente no fim da tarde não existe respeito por parte dos motoristas e a maioria não faz a conversão como seria obrigatório.

Pedestres

As pessoas não têm como andar na Rua João Batista Zagonel Passos, no Xaxim, por causa do mato. Foi feito o asfalto, mas parece que simplesmente esqueceram os pedestres.

Ari Ribeiro

Resposta: A construção, a conservação e a manutenção da limpeza das áreas frontais de imóveis particulares são atribuições dos moradores. O leitor pode contribuir com a fiscalização, informando ao serviço 156 os endereços onde existem problemas para que a prefeitura possa verificar e tomar providências quanto ao cumprimento da lei.

Calçadão

Passo diariamente pela Rua Senador Alencar Guimarães e diariamente me enojo com a situação da via. Trata-se de um calçadão que liga as praças Osório e Rui Barbosa e que, infelizmente, está muito mal cuidado. Apesar das floreiras e luminárias, o comércio existente é caótico. Quando as lanchonetes eventualmente lavam seus estabelecimentos, deixam escorrer água preta e gordurosa para a calçada. Frequentemente vejo ratazanas mortas na rua. Até as pombinhas que frequentam o local têm suas penas pesadas de tanta gordura. Ora, se a responsabilidade é do proprietário – é essa a resposta mais usada pela prefeitura –, onde está a fiscalização?

Cibele Borsato Del Gobbo

Resposta: A prefeitura responde que a Rua Senador Alencar Guimarães recebeu recentemente serviços de limpeza e manutenção nos bancos, lixeiras e floreiras, além da lavagem do calçadão. Também foi feita uma ação educativa com distribuição de panfletos, contendo orientações sobre as responsabilidades dos cidadãos quanto ao uso do espaço público.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]