| Foto:

Na Rua Urbano Lopes, entre as duas trincheiras em construção da Linha Verde, está ocorrendo a substituição do meio-fio. O problema é que o antigo meio-fio estava perfeito! Seria mais uma forma de desperdiçar o nosso dinheiro? Com a troca do meio-fio, as calçadas foram quebradas. Será que em seguida elas também serão trocadas, mesmo estando em bom estado?

CARREGANDO :)

Ivelize Assis

Resposta

Publicidade

O trecho da Rua Urbano Lopes ao qual a leitora se refere, explica a prefeitura, interliga as duas trincheiras das ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon. Com as obras de construção das alças das trincheiras, as calçadas existentes foram adequadas às normas de acessibilidade previstas em lei.

Parque Passaúna

Moro em Campo Largo, no distrito da Ferraria, na Rua Ferdinando Aleixo, divisa com o Parque Passaúna. Gostaria de sensibilizar a prefeitura de Curitiba, responsável pelo parque, para que melhore a segurança no local. Mesmo com um módulo da Guarda Municipal no parque, falta mais fiscalização. Caminhando por lá vemos cavalos e cavaleiros circulando, cães ferozes sem focinheira, jovens fazendo uso de drogas e bebidas alcoólicas à luz do dia. E, mesmo com a proibição de pesca, vê-se gente pescando em todas as horas, além da presença de barcos e outras embarcações.

Christina Minuzzo

Resposta

Publicidade

Equipes da prefeitura explicam que orientam os usuários do parque sobre a proibição de banho e pesca no lago, indicada nas placas de sinalização existentes em toda a área. Funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Guarda Municipal atuam para coibir os abusos, que são recorrentes nos fins de semana, tanto na área pertencente à Curitiba, como na faixa localizada em Araucária. Mas as equipes só podem agir na área localizada dentro do município de Curitiba. Os frequentadores do Parque Passaúna podem colaborar com a fiscalização da área, ligando para o 153, da Guarda Municipal, quando presenciarem atos de desrespeito às normas de uso do espaço. Quanto à presença de embarcações, a legislação ambiental permite a prática de esportes náuticos para barcos sem motor em represas, lagos e reservatórios públicos. A lei está em processo de normatização e atribui ao governo do estado a fiscalização das atividades desenvolvidas no lago.

Lixo

O restaurante localizado na esquina da Rua Ângelo Sampaio com a Avenida Batel não foi fiscalizado pela prefeitura, apesar dos pedidos feitos. Continuam jogando detritos todos os dias e pela manhã uma faxineira lava os fundos do restaurante, deixando a água suja e repleta de restos de alimentos escorrer pela calçada. Esses dias atrás havia até embalagens com restos de comida jogadas na calçada.

Tako de Oliveira

Resposta

Publicidade

O Restaurante Akira foi orientado sobre os procedimentos corretos para exposição do lixo à coleta pública, responde a prefeitura. Em vistoria feita no dia 2 de março, não foram constatadas irregularidades relacionadas à disposição de resíduos, mas a prefeitura reforçou as orientações aos responsáveis pelo estabelecimento. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente continuará fiscalizando o local.

Comentário do leitor

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente não conhece Curitiba. Minha denúncia diz respeito ao restaurante situado na esquina da Rua Ângelo Sampaio com a Avenida Batel, e eles foram até o restaurante situado na Rua Ângelo Sampaio com a Alameda Dom Pedro II. Acho que os fiscais precisam de GPS.

Estações-tubo

A estação-tubo Constantino Marochi foi desativada em abril do ano passado para as obras de desalinhamento. O serviço já terminou há uns quatro meses, mas ainda não voltou a funcionar. Queria saber o porquê disso.

Publicidade

José Antonio Schiochet

Resposta

As estações tubo estão sendo equipadas, responde a prefeitura. As estações serão reativadas após a conclusão dos testes de compatibilização do sistema e a finalização dos serviços de acabamento.

* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br