| Foto:

Na confluência das avenidas Fredolin Wolf e Raposo Tavares, existe uma casa centenária que está em risco por abandono. Quando foi criado o Parque Tingui tínhamos o sonho de que ele cresceria unindo-se ao Tanguá e incorporando à propriedade onde está a tal casa centenária. Outros governos vieram e a tal propriedade ainda não virou parque. Sinto que a cidade está prestes a perder um marco da região.

CARREGANDO :)

Vieira Simões

Resposta

Publicidade

A prefeitura afirma que vai notificar o proprietário para que tome providências quanto à conservação da construção. A área é particular, mas existe interesse da prefeitura em transformar a propriedade em um parque, futuramente.

Calçada

A Vila Izabel tem sido tratada com descaso pela prefeitura, principalmente a Rua Professor Guido Straube, que tem calcadas cheias de mato e de lixo. Já reclamei na prefeitura diversas vezes e eles não tomam providências. Não dá para passar nas calçadas das construções de tanto entulho.

Maria das Graças Machado

Resposta

Publicidade

A Lei Municipal 11.095 atribui aos proprietários de imóveis a responsabilidade pela construção e manutenção das áreas de passeio em frente às suas propriedades, responde a prefeitura. A Rua Guido Straube é uma via extensa e a leitora deve informar ao serviço 156 o trecho onde constatou problemas para que a prefeitura notifique os responsáveis.

Mãe Curitibana

Gostaria de que a unidade Mãe Curitibana estivesse com o sistema funcionando. Desde janeiro os médicos e pacientes passam por uma tortura no atendimento, pois não há como agendar consultas e exames.

Judite Ceccon

Resposta

Publicidade

A prefeitura explica que, desde janeiro deste ano, está em operação o sistema e-saúde, que integra todos os processos de registro eletrônico de cada paciente. O e-saúde substitui o antigo Cartão Qualidade Saúde, é totalmente informatizado e possui maior número de recursos. O novo sistema possibilita integrar todos os processos de registros das unidades da Secretaria Municipal de Saúde, dos prestadores do SUS Curitiba (média complexidade e alta complexidade, ambulatorial e hospitalar), dos usuários da Central de Leitos e Central de Marcação de Consultas Especializadas, dos Municípios e Regionais de Saúde do Paraná. O e-saúde está em fase de implantação e que todas as providências são tomadas para solucionar eventuais problemas.

Cruzamento perigoso

Em reportagem recente da Gazeta do Povo, foi feito uma mapa dos pontos mais perigosos do trânsito. A esquina na qual resido, na Rua Waldemar Loureiro Campos com a Rua Cascavel, figura como uma das mais perigosas de Curitiba. Em uma semana tivemos três acidentes. No dia 1.º de março houve um e no dia 8 de março, em questão de 30 minutos, houve dois acidentes. Estrutura para semáforos já foram instaladas, mas permanecem inoperantes.

André Felipe Klassen

Resposta

Publicidade

O cruzamento tem sinalização adequada. A causa dos acidentes é o desrespeito à sinalização, de acordo com a prefeitura. O semáforo mencionado faz parte das obras de implantação do binário das ruas Cascavel e Paulo Setúbal, que deve ser implantado ainda neste primeiro semestre de 2012. Até lá serão intensificadas as operações de fiscalização do trânsito.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR

Publicidade

Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159