No cruzamento da Rua Ipiranga com a Linha Verde, sentido Capão Raso/Xaxim, e também no cruzamento da Rua Omar Raimundo Pixete com a Linha Verde, sentido Xaxim/Capão Raso, existe um grande congestionamento nos horários de pico (manhã, almoço e tarde). Isso é decorrente do curto tempo que os semáforos permanecem abertos para os carros passarem. Na Rua Ipiranga, dia desses, tinha três Interbairros 3 parados no semáforo e os pontos de ônibus estavam cheios. Já liguei para o 156 e me informaram que a solicitação seria levada com urgência para o setor responsável.
José Carlos Pruginski
Resposta
A prefeitura afirma que os semáforos na Linha Verde com o binário São Pedro (ruas Ipiranga e Omar R. Picheth) possuem sensores na via exclusiva para priorizar a passagem do biarticulado, ou seja, quando o ônibus se aproxima do cruzamento, o semáforo estende o tempo de verde para a passagem do ônibus ou reduz o tempo de vermelho. Por isso, pode acontecer que os tempos de verde para as vias transversais à Linha Verde sejam reduzidos. Para diminuir os transtornos, a Urbs vai eliminar as faixas de estacionamento dos binários na quadra anterior à Linha Verde, criando com isso mais uma faixa de circulação para aumentar a capacidade de fluxo nos semáforos e reduzir as filas nas aproximações dos cruzamentos.
Rua José Veríssimo
A Rua José Veríssimo é a única via possível para nós dos bairros Tarumã e Bairro Alto chegarmos ao Centro de Curitiba, uma vez que a Rua Victor Ferreira do Amaral está sempre congestionada. Por isso, a José Veríssimo está sempre abarrotada de veículos, de todos os tipos, inclusive carroças e bicicletas. Os pedestres não têm chance alguma, pois não existe calçada. Imagine o caos, uma vez que se trata de rua antiga, com antipó que tem milhares de remendos, dando um aspecto de tábua esfregadeira. O pior é que a prefeitura tapa os buracos esporadicamente, e em seguida está tudo esburaca novamente. Temos a promessa de que essa rua seria revitalizada até o final de 2010. Mas até agora nada.
Pedro Olinto
Resposta
As obras de revitalização da Rua José Veríssimo sofreram atrasos por dificuldades nas negociações de parte dos recursos com o governo do estado, no ano passado, de acordo com a prefeitura. Porém, foram retomadas as negociações e as obras deverão iniciar neste semestre.
Guia rebaixada
Registrei na Central 156 um pedindo de vistoria em um posto de combustível que fica na Avenida República Argentina ao lado do Shopping Paladium, no qual não existe a guia rebaixada. O pedestre, quando passa pelo local, não sabe onde começa o passeio ou a pista de rolamento. Não tenho certeza, mas acredito que exista lei municipal que obrigue este tipo de estabelecimento a ter a guia rebaixada.
Jean Pyerre Pires de Camargo
Resposta
A prefeitura responde que o posto possui alvará de construção de 1971. Na época em que foi feita, a obra atendia às condições estabelecidas pela legislação municipal. No futuro, com as obras de alargamento da Avenida República Argentina, o proprietário terá de fazer as adequações de acordo com a lei atual de uso do solo.
Serviço do 156
Meus cumprimentos à equipe do 156 da prefeitura e às equipes que realizaram o corte de árvores, de coleta dos entulhos vegetais, da retirada da raiz, do reparo da calçada e do plantio de nova muda. Apesar dos referidos serviços terem sido realizados por partes, após a queda da árvore situada em frente à residência onde moro, devido a um forte temporal, senti-me na necessidade de enaltecer o empenho de todos para atender as solicitações.
Márcio Anacleto Serafim
* * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.
As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano