| Foto:

Na Rua Maria Bettega, no Novo Mundo, há uma valeta a céu aberto, que possui um mau cheiro horrível. Gostaria de saber da possibilidade de o córrego ser canalizado, pois o mesmo passa por diversas residências trazendo problemas de saúde para os moradores, além de ratos e baratas.

CARREGANDO :)

José Luiz Rodrigues Fanha

Resposta: A prefeitura responde que fará vistoria na área para verificar se há lançamentos irregulares de esgoto no córrego. Se isso estiver ocorrendo, os responsáveis serão notificados e orientados a fazer as adequações necessárias.

Publicidade

Calçadão

Gostaria de sugerir à prefeitura de Curitiba a continuidade do processo de transformação de algumas ruas em calçadão para pedestres. Os ciclistas aos poucos estão ganhando importância e os pedestres também precisam ser lembrados. Como exemplo, cito os trechos da Rua Monsenhor Celso entre a Marechal Deodoro e a Praça Carlos Gomes, em frente da Gazeta do Povo, onde hoje existe um estacionamento que é público, mas parece ser particular. Outro trecho seria na Rua Pedro Ivo entre a Praça Carlos Gomes e o Terminal Guadalupe. A cidade se tornaria mais humana e menos motorizada.

José Jesus de Souza

Resposta: A prefeitura responde que faz estudos para criar calçadões nas nove regionais da cidade. A Rua Pedro Ivo é uma via importante para o tráfego de veículos e é rota do transporte coletivo, tornando inviável a implantação de calçadão. Para a Rua Monsenhor Celso, estão em estudo projetos para readequação da área, priorizado a circulação de pedestres.

Roçada

Publicidade

O mato tomou conta de toda a volta do Colégio Estadual Santos Dumont, na esquina das ruas Alagoas e Rio Grande do Sul. Já registrei uma reclamação no 156 solicitando a roçada em caráter de urgência no dia 10 de abril.

Viviane Bachega

Resposta: A prefeitura responde que fará o serviço de roçada no local. O calendário de operações de manutenção das áreas públicas da cidade já foi normalizado.

Sinalização

Gostaria de solicitar um estudo para mudanças na sinalização viária horizontal da Rua Padre Agostinho, em toda a sua extensão, pois atualmente essa via é dividida em quatro pistas, porém, quando temos carros, caminhões e ônibus trafegando num mesmo horário, vemos que os ônibus e caminhões invadem as faixas vizinhas. A rua poderia ser dividida em três faixas, para melhorar o tráfego.

Publicidade

Roseli Meneghin Macuco

Resposta: A sinalização horizontal da Rua Padre Agostinho foi redefinida para aumentar a capacidade de escoamento do fluxo. Isso contribuiu para reduzir a velocidade ao longo da via, deixando os deslocamentos mais seguros, esclarece a prefeitura. Se a capacidade da via for reduzida em 25%, como sugere a leitora, os problemas de congestionamentos na região devem reaparecer. Os ônibus e caminhões ocupam mais largura do que a sinalizada, mas deslocam-se junto com o fluxo, limitando somente por alguns momentos a ultrapassagem de veículos mais ágeis. Essa medida também contribuiu para evitar o trânsito das motocicletas entre os automóveis, dando mais segurança para os motoristas.

Crescimento

Tempos atrás entrei em contato com a prefeitura de Curitiba para perguntar quando começariam a ser feitas ruas em Campo Comprido, no Ecoville, pois toda semana começam a construir novos prédios no bairro, sem contar com os comércios na João Falarz, aos quais a prefeitura concedeu alvarás sem se preocupar com os estacionamentos

Roberlei Cordeiro Padilha

Publicidade

Resposta: A prefeitura explica que faz estudos permanentes para readequar a malha viária da cidade e melhorar a circulação da frota de veículos que não para de crescer. São desenvolvidos projetos de abertura e alargamento de ruas, implantação de calçadas, obras de acessibilidade, criação de áreas de estacionamento e outras. Intervenções nas áreas em expansão na região do Campo Comprido estão em estudo.

* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br