Gostaria que a prefeitura me explicasse por que razão algumas escolas municipais oferecem aulas de italiano e outras não, O projeto Lego também não é universalizado. Por quê?
Ester de Barros Dias
Resposta da Prefeitura: A Secretaria Municipal de Educação pretende estender a outras escolas o ensino de língua estrangeira, embora essa disciplina não seja obrigatória nas séries iniciais. A secretaria também informa à leitora que todas as escolas da rede municipal têm o kit pedagógico Lego.
Faixa de pedestres
Na coluna Cidadão Atento de 20/10 tive a oportunidade de ler o questionamento da leitora Ione Adad sobre a falta de faixa de pedestres em frente do Colégio Positivo da Rua Vicente Machado. Como mãe de aluna do colégio, também sempre questionei a ausência de qualquer sinalização no local. São milhares de estudantes que chegam e saem da escola diariamente, expondo-se aos riscos do trânsito. Na saída das aulas, o volume de estudantes é tão intenso que eles nem sequer cabem na estreita calçada. A resposta da prefeitura à leitora justificando o fato de escola estar no meio de uma quadra com semáforos na esquina é absolutamente escapista, burocrática e autoritária. O problema existe e é real e a solução compete à administração municipal. Primeiro, porque o shopping mencionado na carta da leitora também está situado em uma quadra com semáforos nas esquinas. No entanto, no meio da quadra, na altura da entrada do shopping, há uma faixa e um semáforo para pedestres. Além disso, o fluxo de pessoas nos horários de entrada e saída de aulas é tão intenso que justificaria uma baia para parada de veículos (como existe no shopping), para que se possa embarcar e desembarcar os estudantes. Não há nenhum agente de trânsito para auxiliar os pais nessa tarefa. Por outro lado, os fiscais estão sempre lá para para multar os motoristas.
Jacqueline Andréa Wendpap, leitora e assinante
Resposta: A Urbs informa à leitora que os semáforos existentes nos dois cruzamentos entre os quais está localizada a escola dispõem de faixa e tempo específicos para a travessia segura de pedestres, dispensando a implantação de mais um equipamento no espaço, o que só prejudicaria a circulação no trânsito. A sincronização desses equipamentos está calculada para o trânsito em baixa velocidade. Quanto à comparação com as medidas adotadas para a área do Shoppping Curitiba, a Urbs esclarece que a colocação de um semáforo no meio da quadra foi a solução encontrada para ganhar o tempo dos pedestres no cruzamento, resultando na redução dos congestionamentos e melhor vazão da Rua Brigadeiro Franco e da Av. Visconde de Guarapuava. A idéia de implantação de remanso para embarque e desembarque na calçada também é inviável, pois, conforme a própria leitora observou, o espaço da calçada é estreito para o fluxo de circulação e não permite redução para criar o remanso. A Diretran vai estudar alternativas para ordenar o trânsito no local nos horários de entrada e saída dos estudantes.
Buracos
As ruas da Vila Lindóia, inclusive a Rua Conde dos Arcos, estão todas esburacadas. Fica claro que o trabalho de recapeamento não continuou após as eleições.
Mauro Lisboa, Curitiba PR
Resposta: A Prefeitura de Curitiba informa que está fazendo melhorias na Rua Conde dos Arcos. Também fará vistoria em outras vias da Vila Lindóia para programar novas obras de manutenção.
* * * * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
Central de Atendimento ao Leitor:
Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone: (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5129
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião