Gostaria de denunciar o descaso da prefeitura e do departamento de trânsito da cidade com a segurança dos usuários das vias públicas. Na Rua João Marchesini é proibido estacionar em toda a extensão devido à presença de uma escola e entrada/saída de veículos de condomínio comercial. Há mais ou menos dois meses, algumas pessoas estão aproveitando a falta de fiscalização e sinalização para estacionar nos locais proibidos. Já foram feitas várias denúncias ao 156, mas o problema persiste.

CARREGANDO :)

Edivaldo Antonio Monteiro

Resposta

Publicidade

A Setran intensificará a fiscalização na área mencionada pelo leitor para inibir infrações.

Bairro Hauer

Quando teremos uma atenção especial da prefeitura com o bairro Hauer? As ruas estão todas esburacadas, com um antipó de péssima qualidade, poucas ruas têm escoamento de água da chuva canalizada. A administração municipal nem deve saber onde fica o Hauer. Estamos abandonados, nem representatividade política temos por aqui. Socorro urgente!

Wasfi Assad Sobrinho

Resposta

Publicidade

As ruas do bairro Hauer recebem atenção da prefeitura. Entre as principais obras viárias recentes está a revitalização da Rua Professora Maria Assumpção, numa extensão de 650 metros, entre as ruas Evaristo da Veiga e Alcino Guanabara. Em breve serão iniciadas as obras de pavimentação e melhorias na rede de captação de águas pluviais da Rua Victorio Malucelli, numa extensão de 241 metros, entre as ruas Chanceler Oswaldo Aranha e Raggi Izaar. Na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014 há previsão e obras de pavimentação da Rua Frei Henrique de Coimbra, entre as ruas Professor José Nogueira dos Santos e Chanceler Oswaldo Aranha. A malha viária da cidade tem 4.631 quilômetros, dos quais cerca de 1,7 mil quilômetros são de pavimento antigo, com mais de três décadas de uso. O programa de revitalização de pavimento da prefeitura, neste ano, atende as ruas incluídas na Lei Orçamentária Anual de 2014 e indicadas pela população nas audiências públicas promovidas no ano passado. O programa prioriza as vias principais, as que servem às rotas do transporte coletivo e as que possuem hospitais e escolas. A prefeitura faz serviços periódicos de manutenção nas ruas com pavimento antigo para melhorar as condições de circulação, mas as chuvas podem causar novos danos. O senhor Wasfi pode registrar queixa no 156, informando os locais onde constatou a necessidade de nova operação de manutenção ou de melhorias nas galerias de drenagem pluvial para que a prefeitura tome providências.

Poda

Passando pela linda Praça do Japão, deparei-me com uma cena de poda das acácias. Lamentável! Não entendi a razão de cortarem as árvores, tão lindas e frondosas! Cortaram galhos bem grossos, de até uns 40 cm de diâmetro. Vai demorar bastante para as árvores se recuperarem. Não dá para entender por que foram podadas tão radicalmente, a meu ver sem necessidade nenhuma. Não atrapalhavam, apenas embelezavam. Um absurdo o que fizeram. Gostaria de ter uma explicação dos órgãos competentes sobre tal medida.

Maria Angela Caldas Xavier

Resposta

Publicidade

A cada dois anos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz uma operação de poda de manutenção nas árvores da Praça do Japão, para retirada de galhos secos, responde a prefeitura.

Estacionamento

A Via Calma da Avenida Sete de Setembro foi oficialmente inaugurada em 21 de julho, experiência nova e com resultado ainda nebuloso. Difícil é entender como o Ippuc estabelece espaço de estacionamento incoerente, uma vez que as vagas estabelecidas são grandes para um veículo e pequenas para dois. Aí se invade espaço para idosos, motos e de parada emergencial. Aguardamos que o ente público promova a remarcação das vagas, assegurando o estacionamento sem problemas aos cidadãos.

Arielson Bittencourt

Resposta

Publicidade

A prefeitura responde que no local foram criadas vagas para carros de tamanhos diferentes e os motoristas devem estacionar corretamente, de forma a não ocupar espaços fora do limite da sua vaga.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br