Gostaria de saber por que a colocação de tantas placas de EstaR próximas ao Hospital de Clínicas, Reitoria da UFPR, e à FESP na Rua Dr. Faivre? Onde as pessoas que circulam por esses locais irão estacionar seus veículos? Será que estão querendo deixar os poucos estacionamentos que existem por perto mais ricos?
Maria Ines V. Prado
Resposta
A prefeitura responde que a função do EstaR é promover a rotatividade dos veículos em áreas onde a demanda de vagas de estacionamento é muito alta, possibilitando que mais usuários possam ser beneficiados. Com a implantação de EstaR nos locais mencionados, a Setran atendeu a pedidos feitos pela comunidade, permitindo contemplar maior número de veículos estacionados durante o dia, ao contrário das vagas comuns, nas quais o motorista estaciona pela manhã e retira o veículo apenas no final da tarde.
Comentário da leitora
Duvido que a solicitação partiu da comunidade. Até pode ser que algum comerciante tenha solicitado, mas e nas demais ruas? Penso que é mais uma preocupação em tirar o dinheiro do povo do que com a "rotatividade" dos veículos.
Corte de árvores
Em fevereiro do ano passado solicitei o corte de duas árvores com mais de 45 anos que estão em frente de minha casa. As árvores estão totalmente infestadas de cupim e quando fizeram novas calçadas, as raízes foram cortadas com a finalidade de nivelar o piso. Pois bem, uma delas já caiu devido a uma tempestade, derrubando o muro. Claro que vou arcar com o prejuízo, mas ainda resta uma para cair na próxima tempestade.
Claudio Fedatto
Resposta
No serviço 156 não há registro de pedido de corte de árvore em nome do leitor, responde a prefeitura. O senhor Cláudio deve protocolar a solicitação pelo telefone 156 e informar o endereço, para que os técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente possam ir até o local avaliar a situação relatada.
Comentário do leitor
A solicitação foi feita em nome de minha esposa, no dia 29 de fevereiro de 2012, e nada foi feito. Mesmo assim, agradeço a atenção da Gazeta do Povo.
Lombada na Nilo Peçanha
Gostaria de questionar a equipe de engenharia da Setran a respeito da instalação da lombada eletrônica na Rua Nilo Peçanha, próximo ao condomínio residencial Castel Verona. Como os engenheiros não previram que colocar uma lombada eletrônica em um cruzamento em forma de X causaria transtorno aos motoristas? Um agente de trânsito deveria ir até o local em horário de pico para verificar o que acontece.
Edson G. Andrade
Resposta
As barreiras eletrônicas (lombadas) são posicionadas em pontos estratégicos para favorecer principalmente a passagem dos pedestres, explica a prefeitura. Em alguns locais, devido à geometria da rua e da infraestrutura necessária para instalação e captação das imagens, os equipamentos precisam ser posicionados próximos a cruzamentos. Cabe esclarecer que todo dispositivo colocado com a função de proteger os pedestres em pistas com sentido duplo de circulação gera estreitamento, provocando a redução da velocidade nesses pontos, como acontece no local citado pelo leitor.
Sinalização
A prefeitura fez a repintura da sinalização na Avenida dos Estados, entre a Goiás e Mato Grosso, no bairro Água Verde. Ocorre que não tamparam os buracos existentes junto ao meio-fio, preferindo jogar tinta em cima. O trabalho ficou ridículo.
João Fernando Saddock
Resposta
A prefeitura responde que a empresa contratada foi notificada para que siga os padrões determinados nas operações de pintura de sinalização horizontal.
* * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR
Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159 leitor@gazetadopovo.com.br