A Avenida Fredolin Wolf, via importante da capital, que liga a Ópera do Arame, à Pedreira Paulo Leminski e parques como Tingui e Tanguá, está uma vergonha para nós curitibanos. O estado que esta via se encontra é um verdadeiro descaso das autoridades. Grande exemplo de má administração e péssimo cartão de visita.

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Renato Xavier Ferreira

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Segundo a prefeitura, o edital de licitação para revitalização da avenida Fredolin Wolf será lançado neste ano. As obras estão previstas no programa Pró-Cidades, que contemplará também as ruas Eduardo Pinto da Rocha, o binário das ruas Chile e Guabirotuba e também a Rua da Cidadania do Cajuru. Os recursos virão do Banco Interamericano de Desenvolvimento e também do orçamento da prefeitura. O investimento para as obras é de aproximadamente R$ 38 milhões. O projeto para a Avenida Fredolin Wolf prevê a troca do pavimento, a implantação de calçadas e ciclovias, sinalização, troca da iluminação e um novo paisagismo.

Semáforo

Estou reivindicando que a prefeitura de Curitiba veja a necessidade de se colocar um semáforo no cruzamento das ruas Nilo Peçanha com João Gava e São Salvador. É um local de muito movimento e nos últimos anos houve a criação de muitos conjuntos novos de moradias e um local turístico.

Valdomiro Gomes de Oliveira

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A prefeitura informa que o cruzamento está bem sinalizado e o fluxo de veículos no local não justifica a implantação de semáforo, pois o tempo de espera nos horários de pico não é superior a 60 segundos, conforme avaliação feita recentemente pelos técnicos da Urbs. Mais de um minuto seria o tempo de espera programado para um semáforo naquele ponto. A Urbs informa, ainda, que o projeto de revitalização da Rua Fredolin Wolf vai beneficiar também a Rua São Salvador, que receberá melhorias na sinalização, aumentando ainda mais a segurança nos cruzamentos da rua.

Transporte

Já enviei para a Gazeta do Povo, Urbs e 156 várias reclamações sobre o transporte e muito mais sobre as estações tubo com piso podre, o que ocasiona o risco de alguém cair no buraco e se ferir. Não sei o que a Urbs está fazendo, que papel desempenha atualmente em Curitiba, pois é revoltante o descaso.

Elza Jaime

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De acordo com a prefeitura, dos 21 terminais da cidade, sete foram reformados: Pinheirinho, Barreirinha, Centenário, Santa Felicidade, Bairro Alto, Fazendinha e Sítio Cercado; e 11 estão em fase final de obras: Boa Vista, Boqueirão, Caiuá, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Capão Raso, Carmo, CIC, Oficinas, Portão, Santa Cândida. Os terminais do Hauer e Cabral estão em processo de licitação. A prefeitura busca recursos para a reconstrução do terminal Capão da Imbuia. Em todas as unidades as obras incluem melhoria da acessibilidade, ampliando a segurança de acessos e pontos de circulação, com implantação de guias rebaixadas, rampas de passeio, nova pintura de sinalização, faixas elevadas de travessia, e elevadores. As obras incluem, ainda, reformas das instalações sanitárias para deficientes e da estrutura metálica dos telhados, além de consertos de calhas e melhorias na parte elétrica. A Urbs monitora periodicamente todas as linhas do transporte coletivo da cidade e o número de veículos e os horários de circulação são dimensionados de acordo com a demanda de passageiros de cada linha. Problemas em linhas do transporte coletivo devem ser protocolados no serviço 156, com indicação de horários e locais, para que os técnicos da Urbs possam fazer novas avaliações.