No Farol do Saber Gilberto Freyre, no Santa Cândida, que fica dentro do CEI Bela Vista do Paraíso, a inclusão digital é tirana. O ex-prefeito Beto Richa determinou que fosse usada somente uma hora diária para cada usuário. Sendo que, se eu chegar, por exemplo, às 13h45, só tenho direito a utilizar os 15 minutos restantes do dia, e só poderei voltar no dia seguinte, pois o horário é fechado de hora em hora ao "cidadão", que só pode utilizar uma única vez por dia. Que inclusão digital é essa? Neste Farol, os computadores ficam ligados o dia inteiro, desperdiçando energia elétrica, equipamento e internet, pois, como o uso é do regime militar, praticamente o dia inteiro os computadores ficam vazios. Se eu precisar fazer algum trabalho de faculdade, tenho de pagar uma lan house.
RTR
Resposta
A prefeitura informa que as normas para ocupação dos computadores dos faróis do saber foram estabelecidas para garantir o uso democrático dos equipamentos e evitar o uso exclusivo por algumas pessoas. Os horários são agendados para o período de uma hora por dia, mas, quando o horário seguinte não estiver reservado, o usuário pode estender seu tempo de ocupação.
Lixo que não é lixo
Quero reclamar dos funcionários do caminhão de lixo reciclável que passa no bairro Rebouças. Eles só passam correndo e quando a noite já está caindo. Como ficar de plantão para entregar em mãos o lixo separado com cuidado se eles não anunciam sua aproximação? Se esse lixo não for entregue em mãos, os carrinheiros selecionam o que lhes interessa e deixam o restante espalhado pela calçada e meio fio. Aí se vai o trabalho e a preocupação com o meio ambiente. Sugiro que o serviço volte a ser como antigamente quando o caminhão tocava um sino anunciando sua aproximação.
Celia do Rocio Feijó
Resposta
De acordo com a prefeitura, as equipes de limpeza que atuam na região foram advertidas para proceder conforme orientações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A prefeitura informa que, em breve, será implantado um sistema de som automático, que vai reproduzir o sinal dos sinos de forma mecânica. Linha Jardim Santa Bárbara
Situação preocupante é o descumprimento dos horários dos ônibus na linha Jardim Santa Bárbara. Chego a pensar que é mais uma manobra da Urbs para justificar as tarifas. Diariamente percebe-se usuários nos pontos preocupados pela demora dos ônibus sem terem paliativo para o transporte. São muitos profissionais e principalmente estudantes sediados nos centros universitários UFPR/PUC no Jardim Botânico. Gostaria que os gestores e a Urbs revissem esses horários, pois, embora os motoristas mostrem-se profissionais, não conseguem cumprir os horários, prejudicando grande parte dos usuários moradores do Jardim das Américas.
Paulo Henrique Cardoso
Resposta
A prefeitura informa que a Urbs avaliará o funcionamento da linha Santa Bárbara para verificar a necessidade de alteração na programação de horários. Atualmente a linha opera com intervalos de 17 minutos pela manhã e de 18 minutos à tarde nos horários de pico. Problemas no trânsito podem interferir nos tempos de intervalo.* * * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.
As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast