O Diretran precisa, com urgência, fiscalizar o comportamento dos motoristas curitibanos em relação aos sinais amarelo e vermelho. A grande maioria ainda cruza a rua quando o sinal já está verde no outro lado. Basta colocar um observador, de preferência não uniformizado, para atestar tal situação. Uma irresponsabilidade e mais um grande fator de insegurança no no nosso complicado trânsito. Multas diminuiriam essa atitude estúpida e desrespeitosa.
Lucilla Dias
Resposta
A prefeitura informa que a fiscalização para abusos cometidos no trânsito pelos motoristas curitibanos ganhará reforço com a instalação de novos radares nas ruas da cidade. Posicionados em cruzamentos semaforizados, registrarão, além do desrespeito à velocidade permitida, casos de avanço de sinal vermelho, parada de veículos sobre a faixa de pedestres, conversões e retornos em locais proibidos.
Praças
Pedimos às nossas autoridades municipais que tratem todas as praças, largos e jardinetes de forma igualitária, independentemente da localização ou dos vizinhos ilustres, pois, afinal, todos esses espaços são públicos e de responsabilidade da prefeitura. Ainda tenho esperança que um dia o Jardinete Constantino Fanini, localizado no Bairro Rebouças, possa ter o mato podado, o lixo recolhido, os andarilhos, drogatícios e descuidistas removidos, e a revitalização realizada, a qual se espera desde 1999, ou seja, desde o século passado.
Washington Luiz
Resposta
De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, foram feitas obras na terceira semana de fevereiro de manutenção do jardinete Constantino Fanini. O projeto de revitalização aguarda o consenso dos moradores quanto à implantação de equipamentos. Cabe lembrar que o orçamento anual do município contempla as obras eleitas como prioridade pela população em audiências públicas ou solicitadas por emenda parlamentar. Se o leitor quiser informar-se sobre datas das audiências públicas, pode procurar a sede da Administração Regional da Matriz, que fica na Praça Rui Barbosa. O telefone para contato é 3323-5433.
Buracos
Nossa bela e maravilhosa Curitiba vive hoje dias de queijo suíço. Apesar de justificarem que é decorrente das chuvas, tomei conhecimento por funcionários da prefeitura de que nossas ruas com antipó estão esburacadas em virtude da perda de equipes em serviço terceirizado. Geralmente as regionais possuem uma equipe própria e mais três contratadas. Essas três equipes já foram descontratadas por falta de dinheiro e só devem retornar após a licitação em 2010. Pagam-se elevados valores de impostos, mas não temos o retorno da prefeitura. Minha rua no Uberaba de Cima está um retalho, e, por mais que façamos solicitações, o máximo que recebemos de resposta é que em breve será executado.
Ana Hamay
Resposta
A prefeitura informa que a leitora recebeu uma informação inverídica. Uma nova força-tarefa está trabalhando na recuperação das ruas danificadas pelas chuvas, a exemplo do que foi feito no último trimestre de 2009. São 33 equipes em ação para recuperar 30 quilômetros em ruas. Neste mês começará a operar a máquina recicladora de asfalto. O equipamento permite triturar o antigo asfalto, misturando com cimento, para construir uma nova base mais resistente. Com isso, ruas de antipó, que hoje têm vida útil de dois a três anos, poderão ter ampliada a durabilidade para dez anos. A leitora pode informar-se sobre o trabalho da administração municipal pela internet, acessando o endereço www.curitiba.pr.gov.br Pode também formalizar o pedido de manutenção da rua onde mora no serviço 156 ou diretamente na Administração Regional do Cajuru que fica na rua Luiz França, 2032, no bairro Cajuru.
* * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.
As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. Central de Atendimento ao Leitor - Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159