Sou moradora do Água Verde e gostaria de mais segurança nas proximidades do Shopping que leva o nome do bairro. Na Rua João Rodolfo Schlenker, entre as avenidas dos Estados e Guilherme Puglsley, têm ocorrido assaltos. As ruas do bairro são escuras; a iluminação é fraca. Tem ainda uma praça desativada. Nela poderia ser construído um módulo policial. Nesse local, as ruas são inacabadas, não há calçadas e falta asfalto adequado.
Daise Maria Grigoriu, Curitiba PR
Resposta
A prefeitura de Curitiba informa que fez serviços de melhoria no sistema de iluminação e no jardinete da João Rodolfo Schlenker. Informa, ainda, que existe projeto para implantação de asfalto na rua e que, enquanto as obras não começarem, continuarão a ser feitos serviços periódicos de manutenção do pavimento. Cabe lembrar que o orçamento anual contempla obras prioritárias eleitas pela população em audiências públicas ou solicitadas por emenda parlamentar. Se a leitora quiser informar-se sobre datas das audiências públicas, pode procurar a sede da Administração Regional do Portão, que fica na Rua Carlos Klemtz s/nº. Rua Carlos Klemtz s/nº, no bairro Fazendinha. Pode também fazer contato pelos telefones: 3245-1100/3245-1115. O pedido de módulo policial e os assuntos sobre prevenção da criminalidade devem ser encaminhados à Secretaria de Estado da Segurança Pública.
* * * * *
Central 156
Já passou o tempo em que se podia acreditar nas solicitações de serviços pelo 156 da prefeitura municipal. Tenho uma solicitação através do Protocolo 2266640 de 21/2/2008 para estudos de regulamentação de estacionamento na Rua Antonio Gasparim e outro de número 2578457 de 5/11/2008 para reparos nesta mesma rua, sem que os serviços fossem realizados. Acho que precisaremos de uma nova eleição, pois próximo dela tudo funciona.
Adilson Staviski, Curitiba PR
Resposta
A verificação feita pela Urbs não constatou casos de estacionamento de caminhões na Rua Antonio Gasparim com frequência que justifique a proibição desses veículos. Além disso, como não é possível restringir o estacionamento por tipo de veículo, a proibição prejudicaria os serviços de entrega de gás, mudanças, coleta de lixo, bombeiros e outros. A prefeitura informa, ainda, que recentemente fez serviços de manutenção da rua.
* * * * *
Sinalização
Sou morador do Jardim das Américas há quase 30 anos. Nosso bairro sofreu muitas transformações durante todos estes anos e para melhor. Ocorre que quando foi aberta a passagem pela trincheira sob a BR-277, entre o Shopping Jardim das Américas e o Mercadorama, a sinalização de orientação de saída do bairro ficou confusa e errada. Não sou nenhum engenheiro de tráfego, mas pelo menos ainda tenho um pouco de bom senso em saber que os motoristas de fora ficam desorientados com a sinalização errada. As placas existentes são para seguir ao bairro Cajuru e outra para o centro e não a Paranaguá ou para as praias. Depois de tanto tempo da abertura da trincheira está na hora de ser resolvida a sinalização.
José Antonio Coelho Pereira, Curitiba PR
Resposta da Prefeitura
A Urbs informa que já verificou a sinalização do local e confirmou as observações feitas pelo leitor. Já estão sendo providenciadas novas placas de sinalização para orientar os motoristas.
* * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
Central de Atendimento ao Leitor
Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone: (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5129 - E-mail: leitor@gazetadopovo.com.br
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano