Minha indignação é sobre a vigilância sanitária. Eles têm tempo de fiscalizar os terminais de ônibus, mas fiscalizar o lixão ao lado de minha casa que há mais de 10 anos está lá, ninguém fiscaliza. Nas campanhas contra dengue nunca entraram na minha casa. O lixão, com moradia junto, é na Rua Nilo Peçanha.
Madalena Scherner Camargo
Resposta da Prefeitura
Segundo a prefeitura de Curitiba, todas as providências possíveis na esfera municipal com relação ao caso já foram tomadas. Equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da FAS mantiveram vários encontros com a moradora para sensibilizá-la e conscientizá-la dos problemas gerados pelo acúmulo de lixo. Depois foram aplicadas as medidas previstas na Lei 9.000, do Código Municipal de Saúde: intimação, autuação e abertura de processo administrativo sanitário. Ainda assim, a moradora não atendeu às determinações da prefeitura. O caso passou para a esfera do Poder Judiciário. A prefeitura aguarda expedição do mandado judicial para, na presença de um oficial de justiça, entrar no terreno e fazer a limpeza.
Semáforo
Peço a gentileza de verificar junto à prefeitura municipal de Curitiba a necessidade urgentíssima de implantação de semáforo de pedestres, ou tempo entre os semáforos nas esquinas das ruas Conselheiro Laurindo e XV de Novembro, tendo em vista que é praticamente impossível a sua travessia, principalmente por pessoas portadoras de dificuldades de locomoção temporária ou definitiva. Entendemos que o respeito ao cidadão, assim como o direito à acessibilidade, deve ser o princípio máximo de uma administração pública.
Roseli Meneghin Macuco
Resposta
A prefeitura informa que o equipamento do cruzamento mencionado pela leitora será substituído. A prefeitura está trocando os controladores de semáforos da área central, que não permitem a mudança de duas para três fases, ou seja, a inclusão do tempo de pedestres. A medida faz parte do programa de melhorias no trânsito de toda a área central da cidade.
Chuvas
Já estamos cansados de tanta mentira e descaso da prefeitura. Moro no Uberaba, portanto nem preciso dizer que é uma rua de antipó e, como quase todas as ruas da cidade que não estão em bairros chiques, está toda esburacada. Moro aqui há quase 15 anos e até hoje nunca houve uma melhoria nesta área. E para piorar tem o Rio Belém que já tem até ilha, de tão assoreado que está. Se chove, alaga tudo.
Roberto Santos
Resposta
De acordo com a prefeitura, o leitor deve informar o nome da rua ao serviço 156 ou diretamente à Administração Regional do Cajuru, para que os serviços solicitados possam ser incluídos na programação de obras da regional. O endereço da Administração Regional do Cajuru é Rua Luiz França, 2.032, bairro Cajuru. Os telefones são 3361-2360 e 3361-2361. As obras de desassoreamento do Rio Belém, no trecho entre a Linha Verde e o Rio Iguaçu estão em fase de licitação.
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços público, entre em contato com a coluna.
As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR
Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião