Não sou contra diversão, lazer ou eventos, porém, sou veementemente contra a sujeira deixada na praça após os eventos realizados na Praça da Espanha aos sábados. Vasilhames, garrafas quebradas, papel, copos, tudo fica ali até segunda-feira pela manhã. Devo mencionar, também, o mau cheiro devido ao uso da praça como sanitário público, especialmente próximo ao Farol do Saber, trazendo perigo de contaminação, porque por ali transitam famílias trazendo seus filhos e cães todos os domingos. A reclamação é geral. É lamentável olharmos tal paisagem e vermos nosso passeio transformar-se em aborrecimento. Para tais eventos deveria ser exigida a colocação de sanitário químico e a retirada do lixo logo após a sua realização para que a Praça da Espanha continue sendo um belo local para passeios e lazer e não seja uma decepção para visitantes de outras cidades que consideram Curitiba como cidade de primeiro mundo.
Yone M. Rauth, aposentada
Resposta
A prefeitura informa que fará ações conjuntas com a Associação dos Empresários e Comerciantes da Praça da Espanha, para conscientizar os frequentadores de eventos e clientes de bares e restaurantes da área sobre a necessidade da colaboração de todos com a manutenção da limpeza do local.n
Trânsito
No bairro Alto da Glória, as ruas Barão dos Campos Gerais e Cambará, que possuem mão dupla, cruzam com a rua Augusto Stresser, que no referido trecho possui sentido único, formando um perigoso cruzamento de cinco sentidos de tráfego diferentes, ocasionando, praticamente em todos os dias, no mínimo uma colisão de veículos. Como sugestão para reduzir colisões no local, a Rua Cambará, no sentido bairro-centro (somente uma quadra), deveria ter mão única. Assim, o veículo que trafegar pela Rua Augusto Stresser e dobrar à esquerda na Rua Cambará terá mão única, eliminando, desse modo, ao menos uma das cinco possibilidades de ocasionar uma colisão com outro veículo.
Rogério Piccoli
Resposta
A Urbs agradece a colaboração do leitor para melhorar o trânsito no local e informa que avaliará sugestão de implantar sentido único na rua Cambará.
Buracos
Em relação ao comentário da leitora Andréia Almeida, com o título "Buracos", publicada nesta seção, na edição de quinta-feira, 7 de janeiro, a prefeitura de São José dos Pinhais informa que: a modalidade de antipó utilizada para pavimentar ruas nas gestões anteriores, com apenas um centímetro de espessura, não suporta nem o peso do tráfego atual nem o excesso de chuvas que tem caído na cidade ultimamente. Para resolver tal problema, a prefeitura está providenciando uma outra modalidade de antipó, mais resistente, que deverá substituir o que foi empregado no passado. Quanto à condição específica da Rua Giocondo Dall Estela, temos a satisfação de informar a senhora Andréia Almeida que esta via vai receber pavimentação definitiva de asfalto (C.B.U.Q.), na sua extensão de 708,3 metros. A licitação para tal obra já encerrou, e a empresa vencedora foi a PVZ Construtora de Obras Ltda. Os trabalhos estão previstos para ter início, salvo imprevistos, ainda neste mês de janeiro ao custo de R$ 590.363.
* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços público, entre em contato com a coluna.
As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159