A prefeitura deveria divulgar mais a reciclagem de lixo. Eu já reciclo há muito tempo, mas estou com estoque de materiais como pilhas e lâmpadas domésticas, pois não consigo achar no site do município as datas de quando o caminhão estará no meu bairro. E, como todos sabem, não se pode levar grande quantidade para o caminhão, uma vez que ele é para lixo familiar.
Amelia Kutz Volanski
Resposta
A leitora deve acessar a página da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no site da prefeitura, no seguinte endereço: www.curitiba.pr.gov.br. No menu da página da SMMA, à esquerda, deve entrar em "Coleta de Lixo" e escolher o item "Lixo Tóxico". Ali encontrará o calendário, em que constam as datas e horários em que o caminhão da coleta estará em cada terminal de ônibus e os respectivos endereços. Também encontrará orientações sobre os cuidados para separar corretamente os diferentes tipos de resíduos.
Praça Oswaldo Cruz
É de estarrecer o estado em que se encontra a nossa Praça Oswaldo Cruz. Esses funcionários públicos municipais não têm ideia do que significou a praça para a população curitibana. Ela é símbolo, um ícone de como a municipalidade tratava o esporte. Lá tínhamos professores de basquete, atletismo, natação. Quando criança, eu ia à tarde ter aulas de atletismo e basquete. Havia inclusive chuveiros com água quente e fria. Havia programas sociais e o esporte era uma via importante para a formação do indivíduo. Os governos tinham clareza disso, e por isso a praça foi construída. Agora vem a prefeitura dizer que espera a liberação de verba do governo federal para executar uma revitalização? E cadê a Guarda Municipal, que tem como responsabilidade manter a segurança dos prédios e patrimônio público, e que nos custa muito dinheiro, para manter a segurança no local?
Luiz Renato Silva
Resposta
A prefeitura recebeu da Caixa Econômica Federal a autorização para dar início ao processo de licitação das obras de revitalização da Praça Oswaldo Cruz. A previsão é lançar o edital em 30 dias e realizar a licitação até o fim deste ano. Serão aplicados R$ 3 milhões, provenientes do Ministério do Esporte, em obras de troca da cobertura da piscina, reforma completa da quadra esportiva e das instalações da ala administrativa, das salas de ginástica e dos banheiros. Os usuários da praça, que participam das atividades oferecidas pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer e Juventude, estão sendo encaminhados a outros locais próximos, atendidos pela Smelj. A manutenção da área externa da praça é feita regularmente, com serviços de roçada e limpeza a cada 20 dias. A quadra poliesportiva, a pista de caminhadas, o parquinho infantil e a academia ao ar livre recebem manutenção preventiva e corretiva e podem ser usadas normalmente pela comunidade. Por questões de segurança, somente uma parte da pista de caminhadas será interditada quando forem feitas as obras de troca da cobertura da piscina. A segurança pública é função da Polícia Militar, que possui um módulo desativado no local. A Guarda Municipal atua na praça com a presença de dois agentes que cuidam do patrimônio durante a noite.
Comentário do leitor
Esses que elegemos e os funcionários públicos que falam por eles têm como hábito recorrer a posicionamentos evasivos em suas respostas, pois não respondem especificamente ao que é a demanda do contribuinte, e gostam de falar em vultuosas somas a serem aplicadas. Em momento algum o respondente tratou "eficazmente" da questão reclamada os bandidos e viciados tomaram conta da praça e as condições de segurança aos usuários piora dia após dia. Não são dois guardas municipais que vão dar segurança nas 24 horas do dia.
* * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159 leitor@gazetadopovo.com.br
* * * * *
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura