Há pouco tempo fizeram a revitalização da Rua Francisco Dallalibera, em Santa Felicidade. A obra ficou ótima, mas agora os veículos estão trafegando em alta velocidade. Ficou muito perigoso para os pedestres, pois também não temos calçadas. Deveriam ser instaladas lombadas para coibir o excesso de velocidade.
Geovana Tulio
Resposta
A prefeitura de Curitiba e a Setran informam que recentemente foram implantadas duas lombadas físicas na via mencionada pela leitora. Há projeto para implantação de mais uma, que entrará na programação para execução, entre a Rua João Benato Valle e a Rua Citadella. A prefeitura salienta que o propósito de dispositivos redutores de velocidade é disciplinar a velocidade ao longo da via, assegurando um deslocamento seguro. A execução de calçada é de responsabilidade do proprietário do imóvel, sendo que a notificação do mesmo é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Urbanismo.
Comentário da leitora
Realmente colocaram duas lombadas, porém, como a rua é muito extensa, é preciso colocar mais. Nas proximidades da minha residência, por exemplo, há uma descida muito perigosa que precisa urgentemente de lombada aliás, pelo menos duas para evitar carros em alta velocidade.
Ciclovia
Faço de bicicleta o trajeto da Avenida Senador Salgado Filho e Avenida das Torres até o viaduto, no sentido Aeroporto, e noto que não há nenhuma segurança. No trecho na Avenida das Torres não há acostamento e nem ciclovia. Gostaria que os órgãos competentes aproveitassem as obras que estão sendo feitas na região para fazer uma ciclovia.
Celso José Arruda Santos
Resposta
A implantação de ciclovias ao longo da Avenida das Torres está prevista no projeto do corredor Aeroporto-Rodoferroviária, responde a prefeitura, o qual está em andamento. As obras incluem a construção de novas calçadas e ciclovias com sentido único, nos dois lados da avenida, ao nível do passeio.
Rua Padre Ladislau Kula
Moro na Rua Padre Ladislau Kula e estou indignado com a situação da mesma. A obra de revitalização foi abandonada, os carros estão trafegando em alta velocidade e a quadra próxima à Rua Cândido Hartmann não foi finalizada, deixando a rua sem calçadas. Em vez de grama, plantaram mato "tiririca". Já fizemos duas reclamações e a prefeitura nem apareceu. Lamentável.
Luiz Gustavo Trevisan
Resposta
A prefeitura informa que as obras de sinalização estão em andamento e serão concluídas em breve. A prefeitura aguarda a conclusão do processo de regularização dos terrenos existentes na confluência com a Avenida Candido Hartmann para complementar as obras de revitalização da Rua Padre Ladislau Kula, as quais incluem o alargamento da via e a construção de uma rotatória no cruzamento.
Sinalização na Rua Trajano Reis
Apesar de existir sinalização horizontal na Rua Trajano Reis, indicando as faixas apropriadas para seguir em frente no cruzamento com a Rua Treze de Maio as duas faixas da direita servem para tal fim , talvez por falta de sinalização vertical os motoristas não seguem o fluxo normal, ocasionando diariamente risco de acidentes.
Flávio Nunes Ribeiro
Resposta
A prefeitura responde que a Urbs irá reforçar a sinalização no local mencionado pelo leitor.
Árvore
Solicitei através do 156 a poda de uma árvore na Avenida Presidente Getúlio Vargas, que está rangendo sem parar. Os vizinhos estão preocupados, pois há alguns anos uma árvore desabou em frente do nosso prédio. Até agora nem prefeitura e nem Secretaria do Meio Ambiente apareceram para avaliar o problema.
Maria Luiza de Oliveira
Resposta
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa que verificará as condições fitossanitárias da árvore e seu posicionamento. A avaliação técnica apontará as medidas adequadas a serem adotadas.
* * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR
Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159 leitor@gazetadopovo.com.br
Deixe sua opinião