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Dia 25/9, ao me dirigir ao Teatro Guaíra para adquirir ingressos para um espetáculo a ser realizado no fim de semana seguinte, fui colocado em uma situação deplorável. O atendente informou que não poderia vender duas inteiras (para mim e para minha mulher) e um meio-ingresso (para minha filha de 15 anos) sem que antes uma ficha cadastral de estudante fosse preenchida. A funcionária que providenciaria o cadastro solicitou RG, CPF e comprovante de matrícula ou carteirinha de estudante. Ao ser informada que não estava sob meu poder a carteira estudantil de minha filha, a atendente informou não ser possível efetuar o cadastro e, conseqüentemente, a compra do ingresso. Não adiantou alegar que a carteira poderia ser apresentada na entrada ao teatro. É com esse tipo de atitude incoerente e desrespeitosa que o governo do estado e a administração do Teatro Guaíra estão investindo nos jovens? Um cartaz na bilheteria (que só abre às 12 horas) informa que existem novas regras para ingresso para estudantes e citam a Lei Estadual nº 11.182. Ao consultar a referida lei, de 23 de outubro de 1995, vi que nenhum de seus quatro artigos prevê a obrigatoriedade de cadastro prévio. A lei é bem clara quando cita no Art. 1º: "Fica assegurado o pagamento de metade do valor efetivamente cobrado para ingresso em casas de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, ao estudante regularmente matriculado em estabelecimento de ensino público ou particular, de 1º a 3º grau, no estado do Paraná." Cita ainda no Art. 2 º: "Para usufruir ao benefício, o estudante deverá comprovar a condição referida no artigo anterior, através de identidade estudantil." Fica meu protesto e minha indignação.

Jackson Milano, Curitiba – PR

Tráfego

Desde fevereiro venho fazendo repetidas solicitações ao 156 (por telefone e registrado no site) e também pelo site do Gabinete Virtual do prefeito Beto Richa com o objetivo de solicitar a revitalização da Rua Benjamin Cavet e a colocação de redutores de velocidade e sinalizações (indicando o limite máximo de velocidade de 40 km). Essa rua vem sendo cada vez mais utilizada por caminhões de "carga pesada", que, para não passarem pela Rua Toaldo Túlio, saem da BR e utilizam as ruas menores do bairro. Além disso, temos a linha de ônibus Saturno (alimentador), que trafega com veículos velhos e sem manutenção, emitindo sons altos e desagradáveis das 5h30 até mais de meia-noite. Com o mau estado do antipó das redondezas, qualquer veículo, por mais leve que seja, provoca abalos constantes em minha residência. Conforme anunciado na campanha do prefeito Beto Richa, a Toaldo Túlio será revitalizada em 2009. Isto significa que todo o trânsito será desviado para a Benjamin Cavet. Como ficará a situação?

Isabella da Costa Lins, Curitiba – PR

Resposta: De acordo com a prefeitura de Curitiba, a linha de ônibus Saturno foi uma das contempladas com os novos veículos comprados pela Urbs, movidos a biocombustível, com motores mais silenciosos e 40% menos poluentes que os antigos. O horário de circulação dos ônibus é determinado de acordo com as necessidades de transporte da comunidade. A prefeitura tem projetos para revitalizar ruas que integram os trajetos das linhas de ônibus urbanos, como as ruas Benjamin Cavet e Magdalena Chagas Lima, pertencentes à Administração Regional Santa Felicidade. A programação é feita de acordo com as prioridades eleitas pela comunidade nas audiências públicas. A leitora pode informar-se das datas das audiências públicas no seu bairro pelos telefones 3245 1100 e 3245 1115 ou na sede da regional, que fica na Rua Carlos Klemtz s/n, Fazendinha.

Lixo

Tenho um vizinho na Rua Serafina Culman Culpi, em Santa Felicidade, que queima seu lixo reciclável e restos de vegetação. Inúmeras vezes fiz reclamação pelo 156 e nada foi feito. Até quando serei obrigada a respirar fumaça nos domingos e fins de tarde?

Vanessa Crefta, Curitiba – PR

Resposta: Os fiscais da prefeitura de Curitiba informam que estiveram no local mencionado, mas no horário da visita não constataram vestígios da queima de lixo. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente também entrou em contato com a leitora. Ficou acertado que, se o problema acontecer novamente, ela acionará o plantão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para que seja feita nova fiscalização.

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Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

Central de Atendimento ao Leitor:

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5129

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