Peguei o ônibus Colina Verde no Jardim Social e o motorista fazia a troca de marchas de forma tão brutal que senti pena das pessoas de idade dentro do veículo. Será que não há treinamento de como conduzir um ônibus com passageiros? Já no terminal do Cabral, ao pegar o expresso, quase tive o pé esmagado pela rampa do ônibus. Deveria haver uma faixa de segurança para limitar o espaço para aguardar o embarque.
Joaquim Shodi Umezaki
Resposta
Todos os operadores do transporte coletivo passam por treinamentos de direção defensiva e urbanidade, responde a prefeitura. Quando constatar conduta irregular, o cidadão deve informar ao serviço 156 ou à ouvidoria da Urbs o número do ônibus, a linha e o horário em que aconteceu o problema. Com essas informações, a prefeitura pode notificar a empresa responsável pela operação da linha, para que sejam reforçadas as orientações sobre conduta no trânsito e para que o motorista seja advertido sobre as penas a que estão sujeitos os condutores que transgridem as normas que regulamentam a prestação desse serviço. As estações possuem uma faixa de piso tátil na cor amarela para alertar as pessoas com deficiência visual sobre o desnível e aos demais passageiro sobre o limite de área de segurança para a espera dos ônibus.
Central 156
As solicitações feitas ao 156 são ignoradas. Solicitei a colocação de uma calçada simples e uma lombada na minha rua em abril do ano passado e até agora não obtive resposta. Quando fizeram as canaletas para os ônibus biarticulados deveriam ter pensado também na circulação dos carros, bicicletas, pedestres, motocicletas etc., pois o crescimento é rápido e intenso e eles foram esquecidos. Os parques deveriam ter pistas para os skates, pois no momento é a febre dos jovens, assim como ciclovias eficientes entre os bairros e o Centro com segurança. Outra coisa que ficou esquecida pela prefeitura é o corte de mato. Nos postos de saúde, praças e ruas, a sensação é de abandono. Outro problema são as obras que estão demorando e causando sérios transtornos aos curitibanos.
Içara Lopes
Resposta
Conforme foi respondido à leitora, via 156, na época de solicitação de lombada na Rua Coronel José Leal Fontoura, em 2010, o trânsito não era intenso e a via não atendia a critérios da resolução 39/98 do Contran. Conforme foi informado à leitora na mesma época, a prefeitura revitalizou a sinalização de trânsito na rua. Com o crescimento do volume de veículos na cidade, o movimento na rua hoje é mais intenso e, atendendo a pedidos da comunidade, a Secretaria Municipal de Trânsito elaborou projeto e implantará uma lombada física entre os cruzamentos com as ruas Inácio Martins e Henrich Lowen. A Lei 11.596/05 estabelece que a construção ou manutenção de áreas de passeio dos imóveis particulares é responsabilidade dos proprietários. A prefeitura fiscaliza o cumprimento da lei. Todos os projetos viários da prefeitura incluem a construção de ciclofaixas nos locais onde a área de passeio permite. Curitiba tem 27 pistas para a prática de skate em bairros das regionais da cidade. Estão em desenvolvimento projetos para implantação de novas pistas, seguindo as recomendações técnicas da Confederação Brasileira de Skate. Sobre as roçadas, o trabalho é feito em sistema de rodízio, mas caso a leitora verifique necessidade de reforço do serviço em algum local, pode registrar o pedido na central 156, informando os endereços.
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