| Foto:

Falta respeito dos motoristas com a população na linha de ônibus Bairro Novo, pois constantemente os ônibus chegam ao terminal e, com apenas poucas pessoas dentro dele, o motorista já arranca, sem esperar os outros usuários. O ônibus acaba saindo vazio. Não é a falta de ônibus que me deixa insatisfeita e sim o desrespeito do motoristas em relação à população.

CARREGANDO :)

Eunice Aparecida dos Santos

Resposta

Publicidade

Em atenção à queixa, a Urbs fez uma operação de fiscalização e orientação aos motoristas que atuam nas linhas A, B e C dos Alimentadores Bairro Novo. Caso observe novamente algum problema, a leitora deve registrar a reclamação no serviço 156, informando a linha, o horário e o número do ônibus.

Rotatória perigosa

A função da engenharia de tráfego é analisar, planejar, implantar e prever problemas, visando a segurança e a fluidez. Não foi o que aconteceu no cruzamento das ruas Minas Gerais com a Alagoas, na Vila Guaira, onde implantaram uma rotatória terrível. Não é obra compatível com Curitiba em face do amadorismo utilizado. Estão brincando com a segurança do trânsito.

Luiz Eduardo Hunzicker

Resposta

Publicidade

A prefeitura responde que a implantação da minirrotatoria é uma al­­ternativa de engenharia de tráfego, adotada em vários cruzamentos de Curitiba e de outras cidades para minimizar os conflitos no trânsito. Em todos os locais a medida tem se mostrado adequada. Mui­­tos problemas são decorrentes do comportamento de motoristas que não respeitam a prioridade de quem esta circulando na rótula.

Asfalto novo

Há muito tenho notado que ruas perfeitas de pavimentação são recapadas. Moro perto da Rua Fagundes Varella e essa importante via parece mais uma colcha de retalhos. O que está acontecendo em Curitiba?

Joaquim Shodi Umezak

Resposta

Publicidade

Após a conclusão da trincheira da Linha Verde Norte, as ruas Fagundes Varella e Augusto Stresser serão revitalizadas, de acordo com a prefeitura. Com início previsto para o primeiro semestre de 2012 , as obras incluem pavimentação, calçadas, iluminação, sinalização e paisagismo.

Trânsito no Cristo Rei

As modificações que a prefeitura fez no trânsito do Cristo Rei complicaram o trânsito na Affonso Camargo. Antes das mudanças, eram necessárias duas aberturas de sinal no cruzamento da Affonso com a João Dranka. Agora são necessárias quatro ou cinco aberturas de sinal e a fila vai até o viaduto da BR-476. Será que a prefeitura fez simulações dos impactos das mudanças?

Rogerio de Oliveira

Resposta

Publicidade

Com as obras de construção da trincheira da Linha Verde Norte, foi preciso criar caminhos alternativos, de acordo com a prefeitura. A Urbs está fazendo ajustes para melhorar o trânsito. Cabe lembrar que toda obra de melhoria no trânsito requer a adoção de medidas que muitas vezes dificultam temporariamente a circulação de veículos nas áreas próximas.

Parabéns

Observei uma situação diferenciada: uma senhora com muletas foi respeitosamente atendida pelo motorista do ônibus prefixo 22B01 da linha Uberaba. Ele só movimentou o ônibus após, pessoalmente, ajudá-la a sentar. Merece o nosso respeito, pois o motorista sempre cumprimenta todos, mas agora superou para melhor o excelente atendimento.

Ronald Pedro Catarino

* * * * * *

Publicidade

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR

Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159