Fui com minha família a alguns parques de Curitiba e fiquei desapontado com o estado de conservação de alguns deles. O Bosque Alemão, por exemplo, está com o capim alto, o mato tomando conta das áreas com flores e parece abandonado. Alguns turistas de outros estados que estavam no local comentaram a mesma coisa: o lugar é muito bonito, mas está abandonado. A prefeitura precisa lembrar-se de que o turismo de Curitiba se baseia muito na imagem de belos parques e praças, e, se o turista chega aqui e vê tudo largado, não volta mais e não vai recomendar a cidade para os conhecidos. Isso sem falar que a população merece os lugares de lazer limpos e conservados; é o mínimo a se esperar de uma cidade rica como Curitiba.

CARREGANDO :)

Paulo Roberto Rodachinski

Resposta: O Bosque Alemão não está abandonado. No fim de 2013 foram feitas obras de reforma e pintura na Casa da Bruxa e nos painéis, além de manutenção nos bancos, lixeiras e calçadas. Em fevereiro deste ano foram refeitos os canteiros. A limpeza é feita diariamente e os serviços de roçada, uma vez ao mês, responde a prefeitura.

Publicidade

Publicidade irregular

Em passeio pela cidade obsevei cartazes da feira "Home Fair" fixados em postes, o que é proibido segundo a Lei 11.095/1994, art. 99. Esse tipo de publicidade irregular, que deixa nossa cidade tão feia, precisa ser combatido.

Rogério Scussel

Resposta: A feira mencionada pelo leitor obteve autorização para colocação de galhardetes em postes durante os dias 3 e 9 de março. Como o período de autorização já encerrou, o responsável será notificado e estará sujeito a multa, caso não retire os materiais.

Acidente

Publicidade

Presenciei um acidente na Rua João Gomes, com um óbito. Os socorristas não conseguiram chegar a tempo, apesar da ajuda dos populares em organizar o trânsito. No mesmo momento, na Avenida República Argentina, dois carros da Setran estavam guinchando alguns carros. Será que é mais importante guinchar carros ou salvar vidas?

Marco Antonio de Souza Júnior

Resposta: A Setran recebe, em média, dez pedidos diários de apoio a acidentes de trânsito e, tão logo toma conhecimento, prioriza o atendimento a essas ocorrências. A remoção de veículo infrator também é função da Setran e está prevista na legislação de trânsito, Lei Federal 9.503/97, a qual é de conhecimento obrigatório de todos os motoristas.

Carga e descarga

O movimento de carga e descarga do Hospital Pilar vem causando transtorno na Rua Emílio de Menezes porque os caminhões, por falta de local apropriado, acabam bloqueando a rua para efetuar essa atividade.

Publicidade

Alvi Bonde

Resposta: A Setran verificará a situação apontada pelo leitor. Se constatar irregularidades, aplicará as sanções previstas na legislação de trânsito.

Avenida Getúlio Vargas

Virou um caos o cruzamento da Rua Buenos Aires com Avenida Getúlio Vargas, na frente da Arena, após o fechamento de parte da Buenos Aires. Não há agentes de trânsito e o tempo dos semáforos não foi alterado. A partir das 17 horas fica impossível passar pelo local.

Everton Lopes Pereira

Publicidade

Resposta: A Setran monitora toda a região. Foram feitas alterações em semáforos de cruzamentos da Avenida Presidente Getúlio Vargas, mas os ajustes feitos na malha semafórica da região central não são suficientes para evitar a formação de pontos de congestionamento e lentidão no trânsito de Curitiba, por onde circula, atualmente, cerca de 1,4 milhão de veículos.

Asfalto da Sete de Setembro

O asfalto na Avenida Sete de Setembro, na canaleta do expresso, foi trocado há menos de quatro meses e deve ter sido barato, igual à qualidade apresentada, pois já está novamente com diversos calombos, iguais aos que existiam antes da troca.

Luiz Quadros

Resposta: A prefeitura responde que está tomando providências para que o executor da obra faça as melhorias necessárias na pista.

Publicidade

* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br