A administração do Parque Jardim Botânico determinou em 22 de outubro o fechamento dos portões acessórios em sábados, domingos e feriados. Isso é reprovável e causa prejuízos aos frequentadores do parque. A entrada do parque próxima ao museu é a por que mais circulam pessoas. Por lá circula o dobro de pessoas da entrada principal e justamente esse portão foi fechado nos sábados, domingos e feriados. As pessoas que descem do ônibus biarticulado ou do expresso para ir ao museu ou passear no parque obrigatoriamente devem se dirigir até o portão principal (500 metros) e retornar ao museu (mais 500 metros). Ressalte-se que a calçada para ir do portão acessório até o principal é totalmente irregular, deformada, comprometida. Além disso, na entrada principal, existe apenas um portão em que se misturam veículos, ciclistas, pedestres, sem mencionar que a menos de um metro de distância circulam ônibus de turismo, ou seja, veículos de grande porte.
Sérgio Moraes
Resposta
De acordo com a prefeitura, muitas pessoas confundem o Jardim Botânico com um parque, onde podem consumir bebidas, levar animais de estimação ou praticar esportes esquecendo que o local é um espaço de educação e conservação ambiental. O índice de visitantes ao local nos fins de semana passa de 20 mil pessoas e a restrição a apenas um acesso complementa outras medidas adotadas para melhorar a segurança. O número de agentes da Guarda Municipal no Jardim Botânico aumentou de quatro para oito homens e, desde setembro, uma unidade móvel da Defesa Social circula no local nos dias de maior fluxo de pessoas. A intenção é também inibir pequenos furtos, arruaças, consumo de bebidas alcoolicas e a circulação de animais, bicicletas, skates e patinetes nos espaços reservados exclusivamente para pedestres.
Avanço de passeio
Nós moradores da rua Cel. Assumpção esquina com a Prof. Brandão, no Alto da XV, convivemos com com uma situação que já faz muitos anos: um terreno de esquina, onde já existiu uma "favela" construída de maneira totalmente irregular, avança sobre a calçada. Ele ocupa mais da metade desta, o que torna muito perigoso transitar na calçada que tem menos de 40 centímetros de largura. Gostaríamos que a prefeitura fizesse uma vistoria no local e tomasse a providência cabivel, antes que iniciem nova construção irregular.
Elisa Amaral Molli
Resposta
A prefeitura informa que as calçadas do imóvel têm 1 metro de vão livre de passagem e foram feitas de acordo com padrões anteriores à lei vigente, que regulamenta as áreas de passeio, mas a situação é regular. O terreno está cercado por um tapume, porque no local será construído um prédio. A construção também está em situação regular na prefeitura. A fiscalização constatou que na área de passeio há mato e estão depositados materiais. O responsável pela obra foi notificado e terá de providenciar a limpeza e desobstruir a calçada.
Passarelas em estrada
As passarelas construídas ao longo da BR-476 sentido a Quatro Barras têm diversos problemas. Na vila Zumbi a qualidade da grade de proteção é inferior às outras. Logo que foi colocada já derrubaram para atravessar a rodovia fora da passarela. Na passarela próximo à Eternit, o ponto de ônibus está atrás da mureta de proteção. Não sei como as pessoas fazem para subir no ônibus. Deve ser pulando a mureta.
João Ricardo Dittrich
Nota da Redação
A partir da próxima semana até o fim de janeiro a Coluna Cidadão Atento será publicada apenas às quintas-feiras. Em fevereiro a publicação volta a ser às segundas e quintas-feiras.
* * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.
As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR
Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião