Fiz dois pedidos de melhorias na Praça do Gaúcho à prefeitura, aonde levo meu filho para praticar o esporte. Mas até o presente momento não recebi nenhuma resposta. O local à noite é um "breu" e está sujeito à ação de traficantes e usuários de drogas. Uma vergonha!
Glaydon Mendes Coelho
Resposta
A prefeitura responde que tem projeto para revitalizar a Praça do Gaúcho e busca recursos para iniciar as obras. O sistema de iluminação da praça é adequado ao local e atende as normas brasileiras de iluminação pública. Além disso, todo o entorno da área possui postes de Iluminação viária. A Secretaria Municipal de Obras fará nova operação de manutenção nos pontos de luz da praça.
Animais
Quero denunciar o maltrato com relação aos cavalos. Já presenciei cavalos caídos por cansaço e judiados pelos seus donos e recebi mais uma denúncia de que um outro cavalo caiu ao chão de cansaço e muito machucado. Essas pessoas que utilizam esse tipo de transporte não têm condições de cuidar de seus animais, e muitas vezes estão mais preocupados com eles próprios do que com o animal. Gostaria que as autoridades se sensibilizassem para acabar com esse tipo de transporte, afinal não vivemos numa cidade modelo e esse tipo de atitude é inadmissível. Não existe fiscalização e como sempre o animal é vítima.
Vera Lucia Campregher
Resposta
Desde 2009 Curitiba conta com a Rede de Defesa e Proteção Animal, coordenada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Nesse meio tempo, foi feito concurso público para a contratação de médicos veterinários, zootecnistas e fiscais, e aprovadas as Leis 13.914/2011, que disciplina o comércio de animais na cidade, e a 13.908/2011, que estabelece a proteção animal. Em 2011 foram atendidas mais de 250 denúncias, com ações de orientações aos responsáveis, notificações, autuações e até remoção de animais. Os animais são retirados dos locais, atendidos por médicos veterinários, alimentados e encaminhados à guarda de ONGs que atuam na proteção de animais. A proibição de uso de cavalos para tração está em estudo em órgãos das esferas municipal e estadual. Situações de maus-tratos contra animais podem ser denunciadas pelo telefone 156, pelo site www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br ou pessoalmente na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.
Sinalização
A prefeitura de Curitiba tem feito recapeamento de muitas ruas da cidade, no que está de parabéns. Porém demora dias ou até semanas para refazer a sinalização de faixas, o que não está em acordo com o artigo 88 do Código de Trânsito (Art. 88 Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação). Quem responde por isso?
Alvaro Luiz Gonçalves Filho
Resposta
Apos a pavimentação é preciso aguardar alguns dias até que o piche que verte do pavimento novo endureça totalmente, responde a prefeitura. O piche adere aos pneus dos carros, que, ao passarem sobre a pintura da sinalização, alteram as cores e comprometem a visibilidade. A pintura do pavimento também depende das condições do tempo. Todas as novas ruas revitalizadas ou recapeadas serão sinalizadas.
* * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR
Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159 leitor@gazetadopovo.com.br
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink