• Carregando...
 |
| Foto:

Impressionante o cheiro de fumaça que fica em nossas residências no Bairro Butiatuvinha em função do descumprimento, por parte de alguns moradores e empresas do bairro, da Lei Municipal n.º 7.833 e do Decreto n.º 983, que proíbe a queima de resíduos a céu aberto. Não bastasse termos de nos trancar em casa em virtude da falta de segurança, agora temos de lacrar nossas janelas por causa da fumaça alheia. Sugiro à Secretaria Municipal de Meio Ambiente que reforce a fiscalização ao final das tardes neste bairro.

Sidney Sendtko

Resposta

O leitor deve registrar a queixa no serviço 156, informando os endereços dos responsáveis pela irregularidade, para que a prefeitura possa tomar providências, responde a administração municipal. Também pode procurar a Administração Regional de Santa Felicidade para protocolar a denúncia.

Ações da Urbs

Resido na Rua Mauá, no Centro Cívico, a poucos metros do Tribunal de Justiça do Paraná. Perto do TJ existe um serviço valet de estacionamento (R$ 20 a hora). Nas cercanias do TJ (e, coincidentemente bem perto de minha residência) faltam vagas para estacionamento de veículos de proprietários que se dirigem ao TJ e à Assembleia Legislativa. Alguns meses depois que foi disponibilizado o serviço de estacionamento, passaram a ser rebocados semanalmente veículos estacionados irregularmente nas vias próximas ao Tribunal. Áreas onde veículos podiam estacionar foram eliminadas pela Urbs. As diárias para veículos rebocados são da ordem de R$ 100. Há algumas semanas estacionei uma moto (dia chuvoso, pouca visibilidade) em um local onde estava muito mal impresso cinco letras praticamente ilegíveis: "Idosos". Uma vez que a visibilidade era pouca e as letras desgastadas, pensei haver lido "motos". Fui multado. Esses fatos demonstram no que se transformou a indústria da multa.

Alvaro Milanez

Respostas

A Urbs responde que o serviço de valet em Curitiba é regulamentado pela Lei Municipal n.º 12.136/2007 e a licença para operação é expedida pelo município de acordo com os critérios estabelecidos na lei. Em atenção aos mais de 53 mil pedidos registrados neste ano na Central 156, foi feita a revitalização da sinalização nas proximidades do Tribunal de Justiça. Há fiscalização no local. As remoções de veículos estacionados irregularmente atendem ao artigo 181 do Código de Trânsito. Isso é feito por uma empresa terceirizada, vencedora da licitação para prestação desse serviço. Sobre a multa, o leitor poderá apresentar defesa prévia, na Diretran.

Obra da Sempar

Para realizar uma obra na Sempar (Serviço de Endocrinoloogia da UFPR) a construtora invade mais da metade da calçada da Avenida Agostinho Leão Jr. (n.º 285), próximo à Igreja do Perpétuo Socorro, em obra que já dura mais de um ano.

Guilherme Vianna

Resposta

A obra, que ficou vários meses paralisada por determinação judicial, agora está regularizada e em andamento, mas, segundo a prefeitura, a construtora foi notificada e terá de adequar a posição do tapume aos padrões determinados por Lei.

• • • • • • •

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR

Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]