• Carregando...
 |
| Foto:

Na Rua Rio Jaguaribe, no Bairro Alto, o antipó foi feito há muito tempo e está totalmente "vencido", remendado, irregular, esburacado. Dá vergonha de morar em um bairro tão descuidado. Não entendo como a prefeitura prioriza e distribui os investimentos pela cidade, mas sinto que o Bairro Alto é discriminado em comparação a outros tantos. Há alguma perspectiva de arrumarem a extensão dessa Rua Rio Jaguaribe, entre a Rua Alberico Flores Bueno e Arthur Ramos?

Rosy Souza

Resposta: A Rua Rio Jaguaribe receberá serviços de manutenção do pavimento, responde a prefeitura. O programa para revitalização de pavimento em antipó prioriza as ruas que compõem as rotas do transporte coletivo. Mais de 1.500 km de ruas de Curitiba ainda têm pavimento antigo. O custo estimado das obras em toda essa extensão chega a R$ 1,5 bilhão.

Painéis eletrônicos

Centenas de painéis eletrônicos instalados há aproximadamente um ano em terminais e estações-tubo de Curitiba não têm qualquer utilidade ao cidadão e estão praticamente fora de funcionamento. Os pouquíssimos que apresentam algum tipo de informação apenas dizem que os equipamentos estão em teste. O que está sendo feito com o nosso dinheiro?

Marco Busato

Resposta: A prefeitura informa que no início deste ano colocou em funcionamento os painéis de led em seis terminais de ônibus. Os equipamentos informam aos usuários do transporte coletivo os horários de chegada dos veículos das linhas de ônibus e serão ativados em todos os terminais da cidade.

Sinalização

A sinalização horizontal nas vias é imprescindível para a organização do trânsito, principalmente em vias de intenso movimento, como a Rua Visconde de Nácar. Verifica-se um gargalo dessa via no cruzamento com a Rua Vicente Machado, pois os veículos que estão na faixa da direita cruzam a Vicente Machado se dirigindo à faixa central da Visconde de Nácar, na maioria das vezes sem sinalizar, o que causa conflito recorrente no trânsito. Passo diariamente por esse cruzamento, e o gargalo é constante. É urgente a sinalização horizontal no local.

Licinia Schneider

Resposta: A 4ª faixa da Rua Visconde de Nácar termina na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, onde a conversão à direita é obrigatória, responde a prefeitura. Na quadra seguinte, a extensão da faixa é reservada ao estacionamento de veículos, para eliminar a possibilidade de tráfego até a Avenida Vicente Machado, pois nesse cruzamento não há possibilidade de conversão à direita e, a partir desse ponto, a Nua Visconde de Nácar passa a ter três pistas. Se as quatro faixas de rolamento fossem estendidas até o cruzamento com a Vicente Machado, geraria uma zona de conflito, com redução de velocidade e consequente redução de capacidade do cruzamento, que já possui problemas de saturação. As obras de sinalização horizontal da Rua Visconde de Nácar estão em fase de licitação.

Pracinha do Atlético

Entrei em contato com a prefeitura questionando como as obras da Copa influenciarão na Pracinha do Atlético, especialmente em relação às dezenas de árvores do local. Gostaria de a prefeitura deixasse claro o que o projeto prevê para a região e se há previsão de corte das referidas árvores, o que seria um crime.

Viviane Montenegro Coimbra Moura

Resposta: O projeto para as obras na Praça Afonso Botelho está em fase final e preserva todas as árvores existentes no local, explica a prefeitura. Entre as melhorias estão a ampliação da pista de caminhada, uma academia coberta para atividades físicas e outra ao ar livre, a remodelação da pista de skate, parquinho infantil, nova iluminação, reforma da concha acústica e do piso para a realização de shows e espetáculos artísticos e esportivos e ainda um paraciclo (estacionamento de bicicletas), sanitários públicos e novo paisagismo.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]