Com o fechamento da Fernando Moreira, a Rua Saldanha Marinho ficou truncada, de difícil acesso. É preciso ficar dando voltas para nela entrar, e com isso ficou bom para os bares, facilitando que maus elementos se concentrem na região. Se não for tomada nenhuma providência teremos nossos comércios condenados ao fechamento, como tantos outros outrora. Poderiam começar pela Alameda Dr. Muricy, no sentido centro-bairro, porque a Praça da Espanha vai bem, e já deu certo para o lazer. Agora é hora de trazer movimento de carros para que, no sentido bairro-centro, eles tenham a opção de usar a Saldanha Marinho, ajudando o comércio e melhorando o Centro de Curitiba. Isso chamaria o bom comércio, os que pagam impostos, geram empregos e traria novos moradores.
Azis Ameden
Resposta
A Rua Saldanha Marinho será revitalizada e a proposta de projeto feita pelo Ippuc, que inclui sugestão dos comerciantes e moradores, será apresentada à comunidade nos próximos dias. O estudo prioriza o trânsito de bicicletas e não de veículos, pois não há viabilidade técnica para a abertura do largo Coronel Joaquim Pereira de Macedo. A ideia já foi considerada, mas não há como relocar a estação-tubo nem para a quadra anterior, por não haver espaço e porque na área já existe a estação Praça Osório; nem para a quadra seguinte, devido à conformação geométrica da área. Além disso, traria complicações no cruzamento. Também não aliviaria o trânsito em direção à Cruz Machado, pois o trecho da Saldanha Marinho termina no calçadão da Alameda Dr. Muricy. A proposta do Ippuc inclui obras de acessibilidade, calçadas, melhorias no pavimento, nova iluminação, câmeras de segurança e pintura nas fachadas. O estudo também prevê a criação de um novo trecho de ciclofaixa, que fará a ligação da pista que inicia na Rua Mário Tourinho e se estende ao Passeio Público, onde a rede se ramifica para outras regiões de Curitiba, já dotadas de ciclovias. As ações são semelhantes às que foram executadas na Rua São Francisco, no Centro da cidade. Também serão apontados caminhos aos comerciantes para incentivar o interesse pela busca de novas ferramentas de gestão junto ao Sebrae e à Agência de Desenvolvimento de Curitiba, para promover a melhoria da qualidade de serviços na rede de comércio local.
Rua Guabirotuba
Gostaria de saber até quando a prefeitura vai impedir a população de usar o acesso para a Rua Guabirotuba, no sentido de quem vem pela Avenida das Torres, uma vez que o trecho foi interrompido para a construção da passagem por baixo da Avenida das Torres há aproximadamente dois anos ou mais. Saliento que estamos usando para isso uma passagem pelo pátio do posto existente naquela esquina. O que mais deixa irritado é que essa via de acesso já está concluída há mais de dois meses e continua interrompida, aguardando o quê? O acesso deveria ter sido liberado juntamente com a transposição da Avenida das Torres há aproximadamente um ano.
Luiz Henrique Fortes Braga
Resposta
A prefeitura está finalizando a obra de contenção de talude na alça da trincheira. Ainda neste mês vai liberar o acesso à Rua Guabirotuba.
Estacionamento
Solicito verificar a possibilidade da retirada de placas de permissão de estacionamento com alerta ligado, à direita da Rua Saldanha Marinho, na esquina com a Alameda Dr. Muricy. A empresa uma farmácia servida pelo estacionamento temporário encontra-se fechada há bastante tempo, justificando a normalização do estacionamento.
Parreiras Rodrigues
Resposta
A Setran verificou a sinalização e informa que a vaga de 15 minutos existe para servir a todo o comércio local e não somente à farmácia.
* * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159 leitor@gazetadopovo.com.br
* * * * *
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião