| Foto:

Moro na Rua Leandro Dacheux do Nascimento Júnior, na Cidade Industrial de Curitiba, na moradias Augusta. Esta rua e as próximas estão totalmente cheias de buracos e, a cada dia com as chuvas, está piorando mais a situação dos moradores deste bairro. Esses buracos causam prejuízos, pois danificam a suspensão dos carros e podem gerar acidentes, pois temos de desviá-los e invadir a pista contrária. Já enviei um e-mail para a prefeitura de Curitiba, mas não recebi retorno. É necessário que seja feito algo durável, pois não adianta tapar os buracos e daqui a um mês eles reaparecerem.Luiz Carlos Fermino Junior

CARREGANDO :)

Resposta

A prefeitura informa que fez serviços de manutenção de pavimento em toda a extensão da Rua Leandro Dacheux do Nascimento Júnior e renovou o revestimento nos pontos mais críticos. As equipes continuam atuando na região com operações tapa-buraco e obras do programa Asfalto Cidadão.

Publicidade

Bicicletas

Em qualquer cidade de médio porte em país desenvolvido, além do transporte de massa estar bem organizado com metrô e trem, existe uma grande organização em torno do transporte por bicicleta, ou seja, ciclovias, semáforos específicos, estacionamento fácil e conecções com as linhas de metrô. No caso de Curitiba, além do transporte com os biarticulados estar saturado, não existe planejamento para o estímulo ao ciclista, tendo como consequência o absurdo número de automóveis e motocicletas, e o tráfego caótico e inseguro. O que falta ao Ippuc para planejar uma solução semelhante: planejamento ou financiamento?

Roberto Boscardin, médico

Resposta

De acordo com a prefeitura, os grandes projetos viários que estão em andamento em Curitiba incluem a implantação de ciclovias: Linha Verde, avenidas Toaldo Túlio, Fredolin Wolf, Marechal Floriano Peixoto e Eduardo Pinto da Rocha, entre outros. O Ippuc também tem projeto para revitalizar antigos trechos da malha cicloviária da cidade, que atualmente tem 100 km.

Publicidade

Iluminação

Espero que com este plano de iluminação pública haja manutenção preventiva à noite. Estou cansada de ligar no 156 para pedir reposição de lâmpadas queimadas. Eles pedem o endereço precisamente, mas não dá para parar o carro e anotar o endereço de toda lâmpada queimada, até porque tem lugar que é terreno baldio e nem endereço tem.

Fatima Celeste Zaqueu

Resposta

A prefeitura informa que mantém um programa permanente de manutenção, com reposição de lâmpadas queimadas, reparos em equipamentos e revisões noturnas para detectar falhas nos sistemas ou problemas causados pelos frequentes atos de vandalismo. A população pode ajudar indicando ao serviço 156 os locais onde a iluminação está prejudicada. Mas é preciso informar os endereços completos para que os técnicos possam incluí-los na agenda de serviços diários de manutenção. Cabe lembrar que a prefeitura está melhorando a iluminação pública nos 75 bairros da cidade, com a substituição de equipamentos antigos por outros que usam lâmpadas de 100 watts, com potência 42% maior que as antigas luminárias.

Publicidade

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159