O trânsito durante a entrada e a saída da Escola Municipal Professor Lauro Esmanhoto é bastante tenso e desordenado. Não há sinalização adequada indicando fluxo de pedestres, nem a existência de escola nas proximidades nem mesmo a pintura de faixas para pedestres. Buscamos informações com o Setor Pedagógico de nossa escola e nos foi informado que vem sendo solicitada desde 2002, pela direção, a referida sinalização, porém até o momento a resposta obtida é que a escola deveria providenciar a sinalização com cones e que o guarda municipal deveria organizar o trânsito.
Mirian do Rocio Speltz Hermany
Resposta
A prefeitura informa que, em 2011, a Urbs monitorou o horário de saída da escola e iniciou estudos para melhorar o trânsito no local. As alterações necessárias dependem de medidas que estão sob a responsabilidade da escola e que influenciarão o trânsito na região, como abertura de um portão exclusivo para quem usa o transporte escolar e estacionamento para veículos de funcionários.
Mudança de sentido
Gostaria de parabenizar a atual administração e os integrantes do Ippuc pela "brilhante ideia" de mudar o sentido da Rua da Paz entre as avenidas Sete de Setembro e Visconde de Guarapuava. Dessa maneira eu e mais centenas de moradores dessa quadra da Rua da Paz ficamos reféns da Visconde de Guarapuava e, nesse trecho, o trânsito é impraticável. Essa atitude deve ter sido tomada para colaborar com uma minoria que utiliza esse trecho e nós moradores da região nem ao menos fomos consultados.
Paulo Fornazari
Resposta
Segundo a prefeitura, a mudança foi feita para melhorar a circulação na Avenida Sete de Setembro, onde o fluxo de veículos no sentido centro-bairro é intenso, e também para garantir maior segurança na travessia de pedestres. A alternativa considerou, ainda, a pouca circulação de veículos no trecho que teve o sentido mudado.
Rua do Herval
Está sendo uma surpresa que a prefeitura mantenha a Rua do Herval fechada próxima à esquina com a Rua Padre Germano Mayer, ao lado do Colégio Decisivo, e poderia ser um ótimo recurso para desafogar o trânsito naquele ponto, principalmente liberando os veículos que residem nesta parte interna do bairro. Se observarmos, parece que a rua é particular, beneficiando poucos. Também não justifica por ter um colégio próximo, pois outros colégios não têm acesso particular como essa rua possui. A prefeitura poderia ter um acesso em seu site por bairro para o cidadão poder expressar suas dúvidas e reclamações, inclusive indicando quem é o representante ou responsável da região. Poderia também oferecer uma resposta digna para o cidadão.
André X. Messias
Resposta
A prefeitura informa que a abertura da rua é uma das alternativas em estudo pela prefeitura para melhorar a circulação na área. Porém, a medida exige adequações viárias no trecho de ligação da Rua do Herval com a Avenida Nossa Senhora da Luz e análise das consequências da medida, que pode comprometer a circulação no cruzamento com a Rua Padre Germano Mayer. Os cidadãos têm vários canais de comunicação com a prefeitura. Além do serviço 156, existe o gabinete virtual (gabvirtual@pmc.com.br) e o fale conosco (no site da prefeitura: www.curitiba.pr.gov.br). O leitor também pode procurar a Administração Regional que atende seu bairro e conversar com o administrador ou participar das audiências públicas organizada pelas regionais, com a presença do prefeito e sua equipe.
* * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.
As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião