Gostaria de saber se a autoridade de trânsito local tem poder para criar sinalização de trânsito. Refiro-me ao novo sinal da pista da esquerda da Silva Jardim na esquina com a Bruno Filgueira. Por ele, as duas pistas da esquerda podem ingressar na Bruno Filgueira. Com a nova sinalização, que eu desconhecia, quase causei um acidente. Luiz Carlos Dea
Resposta
De acordo com a prefeitura, técnicos da Urbs fizeram vistoria no cruzamento da Rua Bruno Filgueira com a Av. Silva Jardim e constaram que a sinalização tanto a vertical como a horizontal está implantada corretamente, com placas de sentido de circulação viária em boas condições de visibilidade. A Rua Bruno Filgueira não cruza a Av. Silva Jardim, pois há o canteiro central que obriga os veículos a seguirem para a esquerda e as mudanças de pistas ocorrem somente nas agulhas de acesso. Não foram constatados sinais de trânsito novos ou diferentes dos determinados pela legislação de trânsito, no cruzamento mencionado pelo leitor.
Ônibus
Como é bonito o discurso da Urbs dizendo que a população aprova o transporte coletivo, está contente. Sempre com propagandas informando que a cidade acaba de receber novos ônibus, que Curitiba tem uma frota nova. Mas de que adianta renovar a frota e não aumentar o número de veículos? Se a cidade cresce, o número de ônibus dever crescer também. No período de férias escolares, a prefeitura diminuiu drasticamente o número de ônibus em circulação pela cidade. Peço que o responsável pelo cálculo do número de veículos necessário na Rua João Bettega tente pegar um desses ônibus entre as 7 horas e 7h45 nos pontos finais da rua. Até cheguei a reclamar no 156, mas não obtive resposta deles.
Edson Jorge Hurmus
Resposta
A prefeitura informa que o índice de redução de demanda do transporte coletivo no período de férias é de cerca de 20% e a redução na oferta não chega a 5%. A redução atinge as linhas que atendem escolas ou universidades, linhas da região do Centro Cívico e linhas convencionais que apresentam menor demanda. Na linha Fazendinha/PUCPR, que opera como reforço da linha Interbairros V, houve redução devido ao período de férias da PUC. A linha Interbairros V está com sua programação normal e a linha Araucária/Portão também não sofreu alteração.
Dengue
Os moradores da Rua Euzebio da Motta e das adjacentes pedem fiscalização da prefeitura em terreno de número 762. Há ali um enorme buraco repleto de água estagnada, sendo provavelmente o criadouro de mosquitos que surgiram em nossas residências, podendo haver risco de dengue.
Sylvio Duarte
Resposta
Segundo a prefeitura, uma equipe da Vigilância Sanitária foi ao endereço informado pelo leitor. No local há obras de ampliação de uma escola e trabalhadores em atividade. Não foram encontrados pontos com acúmulo de água. A situação da escola é acompanhada pela Vigilância Sanitária, uma vez que instituições de ensino são consideradas estabelecimentos de interesse da Saúde, e para funcionar, precisam da licença sanitária que é renovada a cada ano.
* * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.
As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia