Ao recapear algumas vias no entorno do Parque Tingui, a prefeitura esqueceu-se de repor as faixas de pedestre e lombadas nos pontos cortados pela Rua José Valle. Os veículos agora transitam por lá em maior velocidade e em consequência o risco de uma tragédia envolvendo os frequentadores dessa unidade de conservação é constante. Também a administração do parque ainda não devolveu a academia ao ar livre retirada há bastante tempo, provavelmente para fins de manutenção.

CARREGANDO :)

Edson E. L. Queluz

• Resposta

Publicidade

As obras de sinalização horizontal e de reimplantação de lombadas físicas nas ruas recapeadas pela prefeitura começaram em janeiro de 2014, responde a prefeitura. Onde ainda não há pintura no pavimento, os motoristas devem respeitar a sinalização viária vertical e manter a velocidade máxima regulamentada para a via na qual trafega. A prefeitura está finalizando o processo administrativo para a instalação da academia do Parque Tingui e de outras áreas públicas da cidade.

Rua das Flores

Todos os anos, devido ao Natal do Palácio Avenida, são retiradas as floreiras e o bancos da Boca Maldita. Nada de errado nisso, mas eles só são repostos na primeira semana de janeiro, trazendo prejuízo para as pessoas que estão acostumadas a sentarem-se ao sol todos os dias.

Edson Luiz Montemezzo

• Resposta

Publicidade

Para a reposição dos bancos e floreiras na Rua XV, é necessária a circulação de caminhões e equipes de manutenção. Por isso, a prefeitura só faz o serviço em janeiro, quando diminui o movimento de pedestres.

• Comentário do leitor

O Natal do Palácio Avenida termina na semana anterior ao Natal; portanto, os bancos poderiam imediatamente ser repostos para que as pessoas tivessem um local para descansar e curtir o sol de verão.

Passeio Público

O Passeio Público continua com problemas sérios que espantam quem quer passear por lá. Alguns dos senhores que jogam damas no parque usam como banheiro as árvores do local. Ora, com um módulo policial dentro do Passeio não daria para acabar com esse problema? Outra questão é a presença de prostitutas no interior e arredores do Passeio. Qual é o turista, ou mesmo o cidadão curitibano, que gosta de passear com crianças num lugar destes? Tem disso em outros parques? Talvez até tenha, mas com mais discrição.

Publicidade

Elisabeth Rocio

• Resposta

Monitores e fiscais da prefeitura, além de agentes da Guarda Municipal, circulam pelo Passeio Público cuidando da preservação do espaço e orientando os usuários. Há também um módulo da Polícia Militar. A prefeitura fará novas intervenções para melhorar o parque em 2014. Estão previstas obras de reforma e ampliação dos banheiros e adequação de espaços para a criação de novas áreas destinadas ao lazer em família. Serão fixadas placas de sinalização e de orientações sobre o comportamento dos usuários dentro do parque. O projeto de revitalização inclui a criação de um calendário anual de atrações artísticas e culturais.

Unidade de saúde

Estamos vivendo o retrocesso nas unidades de saúde de Curitiba. Na US São Pedro, as pessoas precisam chegar às 4 da madrugada ou até mais cedo para conseguir agendar uma consulta. Os usuários escolhem se vão atrás de saúde ou ao trabalho, pois não dá para conciliar as duas coisas.

Publicidade

Eliane Caviquioli

• Resposta

O corpo clínico da Unidade de Saúde São Pedro é integrado por dois médicos gineco-obstetras, três clínicos gerais e dois pediatras. Esses profissionais compõem duas equipes: uma atua no período da manhã e outra à tarde. Os usuários da Unidade de Saúde São Pedro são constantemente orientados a buscar atendimento no período de funcionamento da US, das 6h30 às 19 horas, por não haver necessidade de aguardar em filas antes do horário de abertura.

* * * * * Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br