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Qual o verdadeiro sentido de sincronizar um semáforo com duração de um minuto para uma via e 12 segundos para outra? Isto ocorre no cruzamento das ruas Waldemar Loureiro Campos e Cristiano Strobel, no Boqueirão. Um minuto para os veículos que transitam pela Waldemar e somente 12 segundos para os da Cristiano Strobel. O mesmo ocorre no cruzamento da Linha Verde com Chanceler Osvaldo Aranha.

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Leonides Jareck

Resposta: A prefeitura responde que tempos de verde e sincronismo dos semáforos são situações diferentes. O sincronismo é quando os tempos do semáforo mudam em sequência nos equipamentos existentes no mesmo sentido da via. O caso mencionado pelo leitor refere-se à distribuição de tempos de verde, onde cada um dos fluxos de um cruzamento tem um tempo de verde determinado de acordo com o volume de tráfego que passa por cada rua, priorizando as ruas de maior movimento de veículos. A Rua Waldemar Loureiro Campos possui fluxo superior ao da Rua Cristiano Strobel. Os tempos variam também conforme o horário. Das 6 às 9 h e das 18 às 19, a Waldemar Loureiro Campos tem 50 segundos de verde e a Cristiano Strobel tem 35 segundos. Das 11 às 14h30, das 17 às 18 e das 19 às 20, a Waldemar Loureiro Campos tem 40 segundos de verde e a Rua Cristiano Stoebel tem 25 segundos. Nos demais horários a Cristiano Strobel tem, no mínimo, 15 segundos de verde, pois o fluxo da rua é baixo. Na Linha Verde funciona um sistema de priorização do transporte coletivo, com sensores no pavimento que detectam a aproximação dos ônibus, fazendo com que o semáforo fique verde por mais tempo para permitir que o ônibus passe pelo cruzamento com sinal verde. Se o sinal estiver fechado para o ônibus, os sensores fazem com que o sinal abra rapidamente para que o ônibus não pare no cruzamento ou pare por poucos momentos. Nessas situações, ruas transversais, como a Chanceler Oswaldo Aranha, ficam com pouco tempo de verde. Um veículo que transporta 250 passageiros de uma só vez tem prioridade sobre veículos particulares, que na maioria das vezes estão com apenas um ocupante.

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Rua 24 de Maio

Na Rua 24 de maio esquina com Acácio Correa seria necessário a instalação de um radar ou lombada eletrônica.

Jaelcio França

Resposta: A sinalização na área mencionada pelo leitor será melhorada, responde a prefeitura. Está prevista a implantação de lombada física com sinalização horizontal e placas para regulamentar a velocidade máxima em 30 km/h.

Irregularidades no trânsito

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Há 50 dias ressaltei a importância de uma travessia elevada em frente da Escola Estadual Maria P. Martins na Avenida Anita Garibaldi, região da Barreirinha. Para nossa alegria, a travessia foi concluída, garantindo mais segurança para os alunos da escola bem como para os moradores da região. Agora falta a implantação de radares nos semáforos do Terminal da Barreirinha. Motoqueiros e motoristas furam o sinal vermelho, colocando em risco a vida de quem utiliza o terminal.

Rogério Pulowsky

Resposta: A prefeitura responde que a Setran vai reforçar a fiscalização no local para coibir as irregularidades apontadas pelo leitor.

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Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

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