Moro na Vista Alegre das Mercês, na Rua Arthur Leinig. Em frente à minha casa há um terreno grande, um fundo de vale que, nos últimos meses, passou a ser usado como depósito de lixo pelas contruções da redondeza. Já comuniquei o fato à Secretaria do Meio Ambiente, que nem sequer respondeu minha comunicação. Inúmeras vezes também reclamei para o 156, serviço da prefeitura que se limita em me atender educadamente e arquivar minhas queixas. A situação é grave a ponto de eu ter, com muita freqüência, de me indispor com motoristas de caminhões. O terreno em questão não é cercado nem tem calçamento em frente, fazendo com que as pessosas precisem transitar pelo asfalto. É certo que a responsabilidade é do proprietário, mas o poder público precisa coagi-lo a bem proceder.
Gustavo Távora Rodrigues, Curitiba - PR
Resposta: A Secretaria Municipal do Urbanismo informa que notificou o proprietário do terreno para que providencie a limpeza interna e externa do terreno e também a vedação do imóvel.
Longa espera
Estou indignada com a a Cohab, que faz pouco caso daqueles que se inscrevem para ter direito a um terreno ou apartamento. Desde de outubro de 2007 estou aguardando a entrega do apartamento que escolhi, mas a única informação que a administradora me dá é que será entregue "no mês que vem". Ouço isso desde de dezembro de 2007. Não sei mais a quem recorrer para ter uma informação definitiva.
Andréia Sena, assistente administrativa, Curitiba PR
Resposta da Prefeitura: A Prefeitura de Curitiba recomenda que a leitora informe, pelos serviços 0800413233 ou 156, o número e o nome do titular do cadastro para que a Cohab possa verificar a situação relatada na carta.
Vila Guaíra
Apesar da viabilização urbanística dada à Rua Alagoas, as demais vias vivem dias de caos. Os remendos já não têm mais onde arrebentar, as guias, sarjetas e calçadas são raras. É um absurdo o desperdício e a falta de coerência de profissionalismo para melhor aproveitamento dos recursos públicos, cobrados de maneira absurda e sem retorno garantido. Nós, se ficarmos sem pagar nossos tributos, punidos com juros altíssimos e com sanções cartorárias que podem chegar até a perda do imóvel. Que a Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Curitiba faça valer o dinheiro dos tributos.
Josué Manfredini, Curitiba PR
Resposta: A Prefeitura de Curitiba informa que, com a revitalização da Rua Alagoas, realiza uma das obras mais esperadas pela população da região da Vila Guaíra. Após o término dos serviços, a Secretaria Municipal de Obras Públicas vai recuperar as ruas adjacentes, que hoje servem de desvio do tráfego da Rua Alagoas. A prefeitura tem ouvido e procurado atender as necessidades da população do bairro. Todos os meses, mantém reuniões com a Associação de Moradores para estabelecer as obras prioritárias. Entre as reivindicações atendidas estão o recapeamento de 5,5 mil metros de ruas; melhorias na Praça Ipiranga, que recebeu novas canchas e mobiliário; as ciclovias nas áreas da escola municipal Itacelina Bittencourt e do Colégio Estadual Santos Dummont, dentro do programa Caminhos da Escola; a cancha de tênis e a recuperação de duas quadras poliesportivas do eixo de animação Arnaldo Busato, na Avenida Wenceslau Braz, e, recentemente, a inauguração da Unidade de Saúde do bairro. No segundo semestre será construído o CMEI do bairro, com capacidade para atender 150 crianças. Para participar das reuniões na Associação de Moradores, o leitor obtém informações na Administração Regional do Portão, na Rua Carlos Klemtz. Os telefones para contatos são: (41) 3288-6059 e (41) 3245-1115.
* * * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
Central de Atendimento ao Leitor:
Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5129
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
DeepSeek reacende alerta sobre coleta de dados por IA, e especialistas cobram fiscalização
Governo e oposição se unem em festa por Hugo Motta; assista ao Sem Rodeios
Regulação das redes sociais pode ser apresentada na próxima semana, diz ministro
Deixe sua opinião