• Carregando...

Tempos atrás liguei no 156 para denunciar a atitude dos funcionários de uma grande empresa de publicidade aqui de Curitiba que, ao trocarem os papéis dos outdoors em um terreno baldio da Rua Martin Afonso, jogam os papéis velhos no meio do mato, em uma atitude de tentar esconder a sujeira feita por eles. Acredito que até agora nada tenha sido feito para coibir essa atitude, pois a cada nova troca de publicidade nos outdoors, aparece a sujeira. Eu nunca contrataria uma empresa que faz isso.

Jessica Pertile

Resposta

A queixa registrada em nome da leitora no serviço 156 foi atendida em outubro de 2008, quando a Prefeitura de Curitiba notificou a empresa, que tem outdoor em terreno situado na Rua Eduardo Sprada 1615, a retirar o lixo deixado no local após a troca de painéis. Quanto à nova queixa da leitora, é preciso informar o endereço completo, para que os fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo possam verificar e tomar as medidas previstas em lei.

Tanguá

Um dos principais pontos turísticos de Curitiba foi abandonado pela administração Beto Richa. O Parque Tanguá, eleito um dos mais belos parques de Curitiba, está em péssimo estado de manutenção. A prefeitura anda fazendo apenas o mínimo, que é recolher o lixo e cortar a grama para que o lugar não vire um matagal completo. Na parte superior, a fonte principal está toda desregulada, demonstrando que há muito tempo não passa por manutenção. Mas o problema principal está na parte de baixo. A iluminação da pedreira está desligada há meses. Os holofotes estão quebrados e alguns foram arrancados. O quiosque, que servia para as famílias aproveitarem o domingo, está completamente abandonado há mais de um ano. O mirante está com as madeiras podres e, em breve, alguém pode sofrer um acidente grave por lá. Além disso, a iluminação da Rua Margarida do Conto Gava, que dá acesso à parte inferior do parque, está com metade de suas lâmpadas queimadas. É preciso que a imprensa dê ampla cobertura ao descaso da administração pública com esse importante endereço da cidade, caso contrário, como observamos há muito tempo, nada será feito.

João Augusto Moliani

Resposta

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa que periodicamente são feitas ações de manutenção nos parques da cidade. Nesta semana foi feita uma nova verificação no local e ficou constatado que o chafariz (que eventualmente entope) e as cascatas estão funcionando regularmente, assim como a iluminação no interior do parque, que, muitas vezes, fica prejudicada por causa da ação de vândalos. As equipes de manutenção já programaram a troca do piso do mirante. A Secretaria Municipal de Obras fará uma vistoria noturna na Rua Margarida do Conto Gava para verificar a necessidade de troca de lâmpadas queimadas ou vandalizadas.

Iluminação

Verifiquei no site da Gazeta do Povo a respeito de iluminação mais eficaz nas ruas arborizadas. Eu moro em uma região onde as ruas são cercadas por árvores, porém, a iluminação é bem deficiente à noite, e há, no máximo, três postes na quadra – número inferior ao desejado em se tratando de segurança. Ao chegar em casa, frequentemente, tenho que dar a volta na quadra e vir com farol alto para ver se realmente está seguro para eu entrar na garagem de meu edifício. Gostaria de sugerir à prefeitura a adequação dessa iluminação, visto que o mesmo já está sendo executado em outras ruas próximas à minha, Rua Francisco Negrão, entre a Professor Assis Gonçalves e a Alferes Angelo Sampaio.

Letícia F. A. Costa

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

Central de Atendimento ao Leitor

Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5129

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]