Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cidadão atento

Trânsito

Na qualidade de morador do Prado Velho, faço um alerta aos senhores responsáveis pelo Departamento de Trânsito de Curitiba, pedindo providências urgentes para a Rua João Parolin, no trecho entre a Av. Marechal Floriano Peixoto e a Rua Aluízio Finzetto, onde o tráfego de veículos aumentou muito nos últimos meses, principalmente no período entre 17 h e 20 h, causando frequentes engarrafamentos. Só lembrando que, naquela localidade ficam o Tribunal Regional Eleitoral e Fórum Eleitoral de Curitiba, que atendem diariamente centenas de cidadãos. Além disso, surge outro agravante, com o final de dois retornos que existiam na Avenida Marechal Floriano, nas proximidades com a Rua João Parolin, muitos motoristas passaram a fazer manobras perigosas colocando em risco a vida de pedestres e de outros condutores. A minha sugestão é alterar o sentido de fluxo daquela via, passando de mão dupla para sentido único e ainda dar permissão para estacionamento de veículos em apenas um dos lados da rua. Acredito que essas medidas poderiam trazer melhorias consideráveis.

Francisco C. Duarte, Curitiba – PR

Resposta

A Urbs e o Ippuc informam que estão estudando medidas para melhorar a circulação de veículos e garantir segurança no trânsito da Rua João Parolin.

Multas

No dia 15 de maio, às 18h30, ao passar pelo cruzamento da Linha Verde com a Rua Anne Frank, observei um agente da Diretran anotando aleatoriamente as placas de carros que transitavam pelo local, sem se preocupar com o trânsito. Gostaria de saber da Diretran o que exatamente o agente estava fazendo naquele local?

Odenir de Paula, Curitiba – PR

Resposta

A prefeitura de Curitiba informa que apesar das rotineiras campanhas sobre a conduta de motoristas, os casos de desrespeito são frequentes, dificultando ainda mais a fluidez no trânsito, que envolve atualmente mais de 1,1 milhão de veículos. A presença dos agentes nas ruas tem o objetivo de coibir as práticas irregulares de motoristas que não respeitam a sinalização e colocam em risco a segurança de pedestres e de outros motoristas.

Motos barulhentas

Nos últimos anos temos notado o aumento, nas ruas de Curitiba, das famosas e lendárias motos Harley, as quais são bonitas e charmosas. O que não entendo é a conivência que a autoridade policial tem para com os proprietários destas barulhentas motos. Todos sabemos que estas máquinas vem de fábrica com escapamento silencioso, ficando por conta do proprietário modificar este componente. A grande maioria opta por trocar o escapamento, desta forma a moto passa a estar de acordo com a estilo da lenda. Moro e trabalho na região do Batel, bairro onde se concentram a maioria destas motos. Não consigo entender o porquê de a autoridade não cumprir sua obrigação, ou seja, garantir a ordem na cidade.

Luis Kleiber, Curitiba – PR

Resposta

A Diretran, o BPTran, a Defesa Social e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente informam que farão novas ações integradas nos locais identificados como focos de perturbação do sossego público, entre eles a Avenida Batel, o Parque Barigui e a Praça Menonita. Essas ações, que se repetem periodicamente, têm a função de fiscalizar veículos que estão fora dos padrões estabelecidos pelo Código de Trânsito e os índices de emissão de ruídos, garantindo o cumprimento das leis. Está em estudo a implantação de câmeras para monitorar os locais onde esse tipo de problema é recorrente.

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

Central de Atendimento ao Leitor

Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone -(41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5129

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.